No final de março, o Instituto tecnológico de Aeronáutica assinou novos acordos na França. O primeiro visa a dupla titulação com a ISAE-ENSMA, o outro, com a ParisTech, tem por objetivo desenvolvimento de cooperação acadêmica.
A ParisTech é composta por um grupo de escolas de Paris, são elas: AgroParisTech; Arts et Métiers ParisTech; Chimie ParisTech; ENSAE ParisTech; ENSTA ParisTech; Institut d'optique Graduate School; Mines ParisTech e Télécom ParisTech. O acordo com eles prevê mobilidade entre docentes e discentes, tanto de graduação quanto de pós-graduação. Também possibilita a criação de formações conjuntas, bem como projetos de pesquisas e cooperação. “Estamos muito satisfeitos com esse acordo. É uma ótima oportunidade para abrir novas portas para nossos alunos e professores”, destaca a pró-reitora de relações institucionais Maryangela Geimba de Lima.
O grupo ISAE, do qual o ISAE-ENSMA faz parte, é um centro de treinamento e pesquisa em aeronáutica e espaço, que responde aos desafios industriais, através da formação de cientistas de alto nível capazes de orientar projetos complexos e tomar a iniciativa em um contexto internacional altamente conectado. Esse acordo de dupla titulação prevê um intercâmbio de aproximadamente 2 anos e vale para brasileiros e franceses.
“Percebo que além do ensino de qualidade, a ESAE-ENSMA mantém uma formação na área de humanidades, bem como uma sólida cultura internacional, para completar a experiência de seus alunos. Isso vem ao encontro do que o ITA tem se dedicado a ampliar com os acordos de internacionalização e certamente nossos alunos têm grande possibilidade de complementar o seu aprendizado”, comenta o reitor, professor Claudio Jorge Pinto Alves.
fonte: Divisão de Comunicação Social