Publicado em 22/06/2021 – 09h24min
Acordo possibilitará dupla diplomação e desenvolvimento de projetos mútuos
No dia 17, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a École CentraleSupélec (CS) formalizaram acordo de dupla diplomação entre as instituições, o que proporcionará o intercâmbio de alunos com a obtenção de diploma válido pelas duas universidades. A cooperação acadêmica, que terá validade de 5 anos, com possibilidade de renovação, também se dará no âmbito de atividades e possíveis projetos de interesse mútuo.
O acordo é apoiado pelo Programa CAPES/BRAFITEC, o qual possibilita parcerias universitárias em todas as especialidades de Engenharia, entre instituições brasileiras e francesas. Aprovado entre ITA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o acordo disponibiliza, anualmente, 4 bolsas para alunos do ITA realizarem intercâmbio no exterior. O programa está sob a coordenação do Professor Osamu Saotome e os editais são lançados pela Pró-Reitoria de Graduação.
A CS é um instituto francês de pesquisa e ensino superior em Engenharia e Ciência, tendo sido criada após a fusão estratégica entre duas Grandes Escolas da França, a École Centrale Paris e a Supélec. A instituição conta com uma rede de 176 universidades parceiras, em 45 países, e apresenta 80 acordos de dupla diplomação. Segundo o ranking Best Global Universities, da editora norte-americana US News, a CentraleSupélec figura como primeiro colocada, na França, nas áreas de Engenharia Elétrica, Eletrônica e Computação.
A cerimônia contou com a participação do Diretor da Centrale Supélec, Romain Soubeyran, do Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, da Chefe da Divisão de Relações Institucionais, Sra. Solange Maia Corrêa, do Chefe da Divisão de Engenharia Eletrônica, Professor Karl Heinz Kienitz, e do Chefe da Divisão de Engenharia Eletrônica, Professor Osamu Saotome.
Durante o encontro, o Reitor Anderson destacou que “ao firmar acordos de duplo diploma, com escolas de referência no exterior, o ITA visa, principalmente, apoiar a formação das suas Divisões Acadêmicas. Portanto, ao celebrar o acordo com a CS, reforçamos a constante busca pela excelência nos nossos cursos, neste caso, os de Engenharia Eletrônica e de Computação do ITA”.
O mais novo acordo internacional se junta aos 66 atualmente vigentes com instituições de diversos países, demonstrando a importância do ITA no cenário acadêmico mundial e possibilitando aos estudantes apresentar um importante diferencial em seu currículo acadêmico.
Fonte: ITA
Edição: ITA-Cap Fábio Cox
Revisão: ACS-DCTA
Fotos: ITA