Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA anuncia nova Pró-Reitora de Pós-Graduação

Publicado em 25/05/2021 – 16h10min

 

Professora Emília Villani substituirá o atual Pró-Reitor, professor Pedro Teixeira Lacava

 

Assessorado pelo Conselho da Reitoria, composto pelo Presidente (reitor do ITA) e pelos Membros Permanentes (Vice-Reitor, Pró-Reitor de Graduação, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pró-Reitor de Pesquisa e Relacionamento Institucional, Pró-Reitor de Administração e Chefe de Gabinete), o reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia, anunciou, no dia 20 de Maio, a escolha da nova Pró-Reitora de Pós-Graduação, Professora Emília Villani, que substituirá o atual Pró-Reitor, Professor Pedro Teixeira Lacava, a partir do dia 02 de agosto.

“A Reitoria do ITA agradece, imensamente, os esforços do Professor Lacava e de sua equipe, durante os quatro anos de gestão, nos quais vários avanços foram proporcionados, dentre eles a implementação do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), em parceria com a CAPES, e o Doutorado Acadêmico para a Inovação, em parceria com o CNPq e várias empresas”, destacou o Professor Anderson.

Durante a gestão do Professor Lacava, de agosto de 2017 a agosto de 2021, houve a criação da Divisão de Educação Continuada (IP-EC), responsável, inicialmente, pela pós-graduação Lato Sensu, o que possibilitou o estabelecimento de importantes parcerias, incluindo EMBRAER, ITAÚ, ANATEL, FIEMG, além da expansão de cursos de especialização em atendimento às demandas da Força Aérea Brasileira. A IP-EC também passou a ser responsável pelos programas de Mestrado Profissional, com a criação dos novos programas de Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada e de Computação Aeronáutica. Destaca-se, ainda, a implementação do Programa de Internacionalização CAPES – PRINT e do Programa de Mestrado e Doutorado para Inovação do CNPq (MAI/DAI), este último em parceria com empresas.

Segundo o Pró-Reitor Lacava “nesses quatros anos, a Pró-Reitoria passou por reformulações internas e externas. Também procuramos atuar na linha de integração da graduação e pós-graduação, implementando melhorias no Programa de Mestrado para Graduandos (PMG) e criando a Coordenação de Atividades de Iniciação Científica e Tecnológica (CAIC), que iniciará as suas atividades em agosto do presente ano e fará a gestão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) do CNPq e as bolsas de iniciação tecnológica do Programa MAI/DAI”.

No ITA, desde 2005, professora Emília Villani é, atualmente, chefe da Divisão de Projetos do Instituto, possui doutoramento pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com período de doutorado sanduíche, em Toulouse - França, no Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS), e fez pós-doutorado, na Universidade de Chalmers, na Suécia, tendo importante participação no estreitamento de laços entre o Brasil e a Suécia, nas parcerias tecnológicas ligadas ao Offset do projeto do avião de caça sueco Gripen.

"A atual gestão, do Professor Pedro Lacava, conseguiu excelentes resultados, introduzindo inovações na Pós-Graduação e pavimentando o caminho para o futuro. Para os próximos anos, temos diversos desafios, dentre os quais destaco: melhorar a avaliação dos Programas de Pós-Graduação, incentivar a internacionalização, apesar da pandemia de Covid-19, garantir a sustentabilidade financeira da Pós-Graduação num cenário de restrição orçamentária das agências de fomento, aumentar o relacionamento com a indústria por meio da expansão do Programa MAI/DAI e criação do MATE/DATE (Mestrado/Doutorado para Aceleração Tecnológica nas Empresas) e estreitar a coordenação de atividades com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Relacionamento Institucional - IPR, entre vários outros", frisou a nova Pró-Reitora.

Com a escolha, o ITA contará com duas Pró-Reitoras: a recém-escolhida, Professora Emília Villani, e a Pró-Reitora de Pesquisa e Relacionamento Institucional, Professora Maryangela Geimba de Lima.

 

Fonte: ITA

Edição: DCS/ITA

Revisão: ACS/DCTA

Fotos: ITA