Dando sequência ao projeto STEM²D, que tem como objetivo principal incentivar o ingresso de mulheres em cursos nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, matemática, manufatura e design, o ITA e a Johnson&Johnson realizaram, neste último sábado (11), o evento Mulheres em STEM²D 2017.
O encontro foi um sucesso e contou com a participação de aproximadamente 100 mulheres. No período da manhã, foram apresentados os resultados do projeto em 2016 e os participantes ainda puderam assistir a uma palestra com Duilia de Mello, a Mulher das Estrelas.
Segundo Duilia, “é muito importante fazer esse tipo de evento porque conscientiza a geração que ainda não sabe dos problemas de gênero que temos na sociedade brasileira e mundial”. Ainda de acordo com a astrônoma, que ficou muito contente com a participação no evento, “fiquei também muito contente com a iniciativa do ITA e da Johnson & Johnson de fazer um encontro que leve a STEM para as escolas, motivando as meninas, por meio de alunas modelo do ITA, a serem mais encorajadas a seguir carreiras que são consideradas carreiras e meninos”.
Já no período da tarde, foram apresentadas as ações para o projeto neste ano de 2017 e o evento finalizou com uma mesa-redonda com o tema Como incentivar mulheres em STEM²D. A mesa-redonda contou com a participação de Ana Carolina de Mattos Zeri, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM); Maria Virgínia Alves, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Aline Galdieri, da Johnson&Johnson; Lara Kuhl Teles, do ITA; e a própria Duilia de Mello.
Sobre Duilia de Mello – A Mulher das Estrelas
Duilia de Mello é u dos nomes mais conhecidos da ciência brasileira no exterior. É graduada em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1985; mestre pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) em 1988; e doutora pela USP em 1995; além de professora de física e astronomia na Universidade Católica de Washington e pesquisadora associada ao Goddard Space Flight Center, da NASA.
É autora do livro Vivendo com as Estrelas e mais de 100 artigos científicos. Entre suas principais descobertas estão a Supernova 1997D e as Bolhas Azuis. Duilia foi escolhida como uma das dez mulheres que mudam o Brasil pelo Barnard College/Columbia University em 2013 e recebeu o Prêmio Profissional do Ano (2013) da Diáspora Brasil-Ministério de Relações Exteriores e Ministério da Indústria e Comércio/ABDI. Em 2014, foi escolhida pela Revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil.