Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Atividades de extensão do ITA colaboram com o Vale do Paraíba

Em 2022 os projetos do LabCTS beneficiaram quatro entidades e envolveram duzentos alunos do ITA

 

Publicado em 02/03/2023 – 11h10

 

Atuando em várias cidades na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, o Laboratório de Cidadania e Tecnologias Sociais (LabCTS), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), afirma que este projeto já beneficiou diretamente mais de duas mil pessoas. Desde 2009, foram estabelecidas parcerias com mais de vinte organizações do terceiro setor, universidades e comunidades, com as quais se desenvolveram projetos socioambientais com a participação de aproximadamente 600 alunos do ITA.

Segundo o Professor Dr. Fábio Luiz Tezini Crocco, membro do LabCTS, no ano passado foram quatro entidades atendidas: a Escola Estadual de Ensino Médio Integral Nelson Monteiro, a cooperativa de material reciclável Coopertech, a ONG Teto e a startup social SAS Brasil. “A prática extensionista é majoritariamente desenvolvida a partir de duas disciplinas eletivas, Construção e Execução de Projetos em Tecnologia Engajada, e de uma disciplina obrigatória, a de Tecnologia e Sociedade. Nesta última, tal prática é o constituinte central do Projeto de Formação em Engenharia e Cidadania, correspondendo a um terço desta carga horária total”, explicou o professor.

Além das três disciplinas, ao longo de sua existência, o LabCTS também empreendeu projetos de iniciação científica em comunidades vulneráveis, fomentou vivências dos alunos em projetos socioambientais internacionais e assessorou o time Enactus/ITA, que se consagrou vice-campeão em competição nacional com enfoque no desenvolvimento de iniciativas empreendedoras com o viés social, econômico e ambiental.

Segundo o Professor Dr. John Bernhard Kleba (Coordenador do LabCTS), a metodologia de intervenção do Laboratório é resultado de anos de pesquisa e experimentação interdisciplinar dos membros efetivos e colaboradores de diferentes Departamentos e Divisões do ITA. “Os alunos são formados com a metodologia ativa do design thinking social e outros ferramentais para desenvolver habilidades e competências que os preparem para o mundo profissional de forma mais sistêmica, com criticidade, e sensível às complexidades do mundo real.

Dentre os projetos desenvolvidos em 2022, destacam-se: 1) aplicação de programação Python para gerar gráficos automatizados com o cruzamento de planilhas socioeconômicas complexas; 2) fundição de alumínio para agregar valor aos materiais recicláveis; 3) confecção de cartilha para orientação profissional; 4) programa de fidelidade ambiental; 5) subsídio ao uso de impressora 3D e; 5) controle digital de acesso dos alunos à escola.

Mais informações sobre os projetos desenvolvidos pelo LabCTS podem ser acompanhadas na página da internet

 

Fonte: ITA

Foto: ITA

Edição: ITA

Revisão: ACS-DCTA