Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Alunos do primeiro ano retornam ao ITA

Retorno  às aulas dos alunos do 1º ano da graduação do ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) definiu o retorno às aulas do primeiro ano do curso de graduação em engenharia. São 128 alunos militares que se apresentaram neste domingo (16), para as atividades inerentes ao Curso de Preparação de Oficial da Reserva da Aeronáutica, realizado no CPORAer.

A opção pela volta de apenas uma parcela do total de estudantes faz parte de um conjunto de ações planejadas estrategicamente pelo Comitê de Risco e Combate ao Coronavírus, do ITA, criado com a finalidade de assessorar os escalões superiores nas ações de prevenção contra a contaminação e disseminação da COVID-19.

O semestre letivo do ITA teve início no dia 02 de março. No entanto, devido à pandemia, as atividades presenciais foram interrompidas no dia 18 do mesmo mês.

Durante trinta dias a Organização uniu esforços para preparar e se adaptar ao modelo de ensino em plataformas digitais. No dia 22 de abril, as aulas foram retomadas no formato online. Este modelo vem sendo mantido até o momento e, devido à rápida adaptação do Instituto, não houve interrupção na continuidade do curso.

A retomada das atividades presenciais do primeiro ano visa a garantir o cumprimento dos conteúdos curriculares não substituíveis pelo ensino online.

 

Medidas de Segurança

Os meios de transporte disponibilizados para o regresso dos alunos primaram para as regras de distanciamento social vigentes.

As medidas de segurança para o retorno incluem testes pré-clínicos, processo de descontaminação de materiais e veículos, bem como a testagem para a COVID-19.

Na chegada os estudantes foram conduzidos para banho e troca de roupa. Após esta ação, seguiram ao Esquadrão de Saúde para testagem de contaminação pelo vírus SARS-CoV-2.

Os apartamentos estudantis foram devidamente preparados e os alunos distribuídos de modo a manterem o distanciamento social. Cada estudante ocupará um apartamento, não estando autorizadas visitas aos demais quartos. Nos deslocamentos no interior dos prédios deverá ser mantida uma distância mínima de dois metros. Além disso, os alunos permanecerão restritos às instalações do campus do DCTA.

Todos foram orientados quanto às regras de higiene e distanciamento social. Deverão utilizar máscaras em tempo integral, carregar consigo um frasco de álcool gel, manter distância mínima no refeitório, permanecer apenas o tempo necessário para as refeições e evitar aglomerações.

As aulas teóricas ocorrerão no sistema online e as atividades práticas serão feitas em grupos reduzidos de forma que os riscos de contágio sejam minimizados.

O Pró-reitor de Administração do ITA, Cel Av Luiz dos Santos Alves, destacou a importância dos cuidados planejados para o regresso dos alunos. “Houve um enorme esforço por parte das Organizações do DCTA para proverem o melhor apoio neste regresso. Desde a descontaminação de toda área, a preparação dos ambientes comuns, as medidas de higiene e limpeza reforçadas seguindo as melhores práticas estabelecidas pelo COMAER e MEC e a disponibilização das máscaras de tecido e face shield, nos dão a certeza de que a formação militar dos alunos do primeiro ano será plena e segura”, enfatizou.

O regresso dos demais estudantes ocorrerá conforme avaliação das condições sanitárias ao longo dos meses.

O Reitor do Instituto, Prof. Anderson Ribeiro Correia, reforçou a importância do retorno e da prevenção. “Estamos muito felizes com o retorno dos alunos ao ITA, afinal, são eles que dão sentido à nossa escola. Preocupados com os efeitos da pandemia que estamos verificando em nível mundial, tomamos as precauções necessárias e manteremos um estrito acompanhamento dos alunos, professores e demais funcionários", afirmou.

 

Texto e fotos : Cap Fábio Cox  - ITA

Publicado em 18 de agosto de 2020.