O trabalho "Detecção de mudanças em imagens SAR multi-temporais das bandas X e P utilizando informações das coerências entre elas", de Rafael Antonio da Silva Rosa, foi um dos os três melhores artigos apresentados no XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), realizado entre os dias 25 e 29 de abril desse ano em João Pessoa-PB.
O aluno do curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Eletrônica e Computação, na área de Telecomunicações do ITA, também é funcionário da Bradar (empresa do grupo Embraer Defesa e Segurança), redigiu o trabalho em coautoria com o seu orientador Prof. David Fernandes e o Eng. João Bosco Nogueira Júnior, da Santo Antônio Energia, cedente das imagens geradas pela Bradar e parceiro no desenvolvimento realizado.
O trabalho apresenta uma nova metodologia para, a partir de imagens SAR obtidas em datas distintas, entretanto idênticas quanto à geometria, identificar claramente regiões onde houve algum tipo de alteração, tanto diminuição quanto aumento, indicando, por exemplo, o aparecimento de clareiras em áreas de vegetação, trilhas, alterações nas bordas das florestas, cortes seletivos, novas edificações, crescimento de pastos e de plantios, entre outras dinâmicas do uso do solo. A grande vantagem do método é a utilização, além da banda X, da banda P, proporcionando a identificação de mudanças até mesmo abaixo da vegetação.
A expectativa é que, em breve, a Bradar possa usar essa metodologia para fazer a detecção de desmatamentos, cortes seletivos e, principalmente, detecção de mudanças abaixo da vegetação em áreas de preservação permanente de responsabilidade da Santo Antônio Energia, nas margens do Rio Madeira, em Porto Velho-RO."
No XVII SBSR o ITA apresentou ainda outros três trabalhos na área de processamento SAR, envolvendo a geração de imagens em tempo real, uma nova metodologia de classificação de imagens SAR polarimétricas e um processador para classificação de imagens polarimétricas em tempo real. Estes três trabalhos foram resultados obtidos no Projeto FINEP-AEROSAR em desenvolvimento na Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA.