Centro de Desenvolvimento de Pequenas Aeronaves - CDPA – Área física: 420 m2
O Centro de Desenvolvimento de Pequenas Aeronaves da Divisão de Aeronáutica tem como objetivo permitir que alunos do ITA coloquem em prática os conhecimentos adquiridos durante os cursos teóricos, aplicando-os em tecnologias modernas atualmente em uso ou desenvolvimento na aviação.
Inicialmente, nos primeiros anos do curso de graduação do ITA, o CDPA deve permitir o desenvolvimento de aeromodelos inicialmente simples, incluindo-se aqueles voltados a competições acadêmicas, como, por exemplo, Aerodesign, promovido pela SAE.
Em seguida, durante todo curso profissional, o aluno deve participar de projetos de maior responsabilidade, onde tipicamente a aeronave seja tripulada ou um VANT com um perfil de missão maior do que um aeromodelo. Dada a exiguidade de tempo e a escassez de recursos, falamos aqui do desenvolvimento de aeronaves que se encaixem num perfil mais adequado: planadores, ultraleves e VANTs, projetos estes que possam ser concluídos em 3 anos.
A pesquisa é um dos objetivos do CDPA, permitindo-se o desenvolvimento de novas soluções nos campos da aerodinâmica, estruturas, materiais e processos de fabricação. Na área de materiais o CDPA deve estimular os alunos a usarem soluções que estejam próximas do que é usado atualmente na indústria aeronáutica, usando compósitos, usinados e, se possível, pequenos forjados.
No CDPA estão à disposição os seguintes equipamentos: bomba de vácuo, balanças para pesagem de resina/catalizador, lixadeira de disco, serra de fita, esmeril, retificadora reta, lixadeira angular, aquecedor, furadeira manual, furadeira de bancada, ferramentas comuns para trabalhos mecânicos e de marcenaria, bancadas, equipamentos de proteção individual.