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Editais da Pró-Reitoria de Graduação - IG

Editais

Os Editais da IG servem para homogeneizar informações sobre ações administrativas da Pró-Reitoria de Graduação, com divulgação ostensiva e tempestiva, propiciando ampla concorrência e igualdade de oportunidades para todos os alunos da Graduação regularmente matriculados. 

É oportuno aproveitar o espaço para esclarecer como alguns processos são conduzidos dentro da Escola, informando alunos, docentes e funcionários. Busca-se a administração alinhada com os seus princípios básicos ideais: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 

 


 

Participação em acordos institucionais

 

A participação dos alunos da Graduação em acordos institucionais é regulada por vários instrumentos e tem várias exigências que precisam ser cumpridas com rigor. A legislação básica é listada mais abaixo, inclusive com as versões revogadas, permitindo a apreciação da linha do tempo e do dinamismo necessário para não frustrar expectativas nem perder o foco de uma atividade tão nobre, cara e rica. A primeira informação importante é que o ITA só faz a indicação de alunos se ele for classificado em um edital de acordos institucionais da IG. A segunda informação relevante é como se dá a abertura de editais:

  • Os editais da IG só podem ser abertos se o ITA tiver um acordo celebrado e vigente com a instituição de interesse, com itens específico para a participação de alunos da Graduação. Estes acordos são gerenciados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Relacionamento Institucional, IPR, que deve ser contactada para maiores informações.
  • A ativação de um acordo, entretanto, se dá com a vontade institucional, significando que não basta a existência do acordo para que, automaticamente, sejam abertos editais para a participação dos alunos. Em geral o Conselho da Pró-Reitoria de Graduação, CGR, é consultado sobre a adequação e conveniência da abertura de editais, assim como podem ser consultados outros setores e autoridades.
  • Havendo acordo e vontade, passa-se à confecção do edital que deve ter um ponto focal, em geral um docente, que servirá de elo entre as instituições e as pró-reitorias, alinhando necessidades técnicas e exigências de ambos os lados. Em geral o ponto focal monta a base do edital (veja modelo mais abaixo) e os ajustes finos vão sendo negociados ao longo do caminho. Os editais podem fixar exigências além daquelas da legislação, inclusive fixando número máximo de vagas, critérios de desempenho, a que alunos se destina etc.
  • Quando o edital está pronto é, então, publicado no site da IG e os alunos são avisados por email, pelo Sistema de Gestão Acadêmica. Em geral há prazos razoáveis para a divulgação, juntamento da documentação, preenchimento do requerimento e envio. Há algum prazo, também razoável, para a análise do material enviado e das fichas dos alunos, incluindo verificações de desempenho escolar.

 Após checadas as documentações, as condições e realizadas as análises, os resultados do edital são divulgados no site, ao ponto focal e aos alunos participantes, tenham sido, ou não, classificados. Pronto, encerra-se a participação da IG no processo.
 

Histórico da Legislação de Intercâmbios

  • Resolução ITA No 13 CR/IG 2020, de 18 de maio de 2020 (vigente, texto).
  • Resolução ITA No 002/2019 CR de 04 de julho de 2019 (revogada, texto).
  • Portaria ITA No 275/IG de 11 de agosto de 2017 (revogada, texto).

 


Bolsas de Monitoria

 

As bolsas de monitoria são empregadas para os próprios alunos da Graduação auxiliarem os docentes responsáveis com a condução das disciplinas de Graduação, nas tarefas determinadas pelos docentes. Podem se candidatar alunos do 2o ao 4o ano de ITA, com bom desempenho escolar e desde que já tenham sido aprovados na respectiva disciplina. O processo começa com a indicação, dos coordenadores de Curso, das disciplinas que desejam a atuação de monitor(es), com a publicação do respectivo edital, com a classificação dos alunos e, por fim, com a compatibilização da captação de bolsas existentes. Há um processo intenso de homogeneização das informações (docentes, alunos, coordenadores, parceiros) incluindo resultados, obrigações e publicações. O valor mensal da bolsa é definido como 90% da média entre as bolsas de Iniciação Científica do CNPq e da Fapesp. Ao aluno cabe a obrigação de executar as tarefas combinadas com o docente, durante o semestre. Ao docente cabe a confecção de relatório sucinto da avaliação das atividades de monitoria e do monitor.

 


 

Modelos de documentos

 

  • Modelo de Edital de Intercâmbio e Estágio (documento)

 


 

Informações sobre os Editais passados e atuais

 

Editais de Intercâmbios e Estágios
Editais de Bolsas de Monitoria
Editais do Programa de Aconselhamento