Os Editais da IG servem para homogeneizar informações sobre ações administrativas da Pró-Reitoria de Graduação, com divulgação ostensiva e tempestiva, propiciando ampla concorrência e igualdade de oportunidades para todos os alunos da Graduação regularmente matriculados.
É oportuno aproveitar o espaço para esclarecer como alguns processos são conduzidos dentro da Escola, informando alunos, docentes e funcionários. Busca-se a administração alinhada com os seus princípios básicos ideais: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
A participação dos alunos da Graduação em acordos institucionais é regulada por vários instrumentos e tem várias exigências que precisam ser cumpridas com rigor. A legislação básica é listada mais abaixo, inclusive com as versões revogadas, permitindo a apreciação da linha do tempo e do dinamismo necessário para não frustrar expectativas nem perder o foco de uma atividade tão nobre, cara e rica. A primeira informação importante é que o ITA só faz a indicação de alunos se ele for classificado em um edital de acordos institucionais da IG. A segunda informação relevante é como se dá a abertura de editais:
Após checadas as documentações, as condições e realizadas as análises, os resultados do edital são divulgados no site, ao ponto focal e aos alunos participantes, tenham sido, ou não, classificados. Pronto, encerra-se a participação da IG no processo.
As bolsas de monitoria são empregadas para os próprios alunos da Graduação auxiliarem os docentes responsáveis com a condução das disciplinas de Graduação, nas tarefas determinadas pelos docentes. Podem se candidatar alunos do 2o ao 4o ano de ITA, com bom desempenho escolar e desde que já tenham sido aprovados na respectiva disciplina. O processo começa com a indicação, dos coordenadores de Curso, das disciplinas que desejam a atuação de monitor(es), com a publicação do respectivo edital, com a classificação dos alunos e, por fim, com a compatibilização da captação de bolsas existentes. Há um processo intenso de homogeneização das informações (docentes, alunos, coordenadores, parceiros) incluindo resultados, obrigações e publicações. O valor mensal da bolsa é definido como 90% da média entre as bolsas de Iniciação Científica do CNPq e da Fapesp. Ao aluno cabe a obrigação de executar as tarefas combinadas com o docente, durante o semestre. Ao docente cabe a confecção de relatório sucinto da avaliação das atividades de monitoria e do monitor.