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Relatório de Avaliação do Desempenho Docente (ADD) do ITA - 2º Período de 2024

O objetivo da avaliação do desempenho docente (ADD) do ITA é o aprimoramento do corpo docente e a melhoria contínua na qualidade de formação do alunado.

A pesquisa foi realizada no período de 21/11 a 15/12/2024, através de questionários do pesquisas.ita.br.

Os respondentes foram alunos da graduação do Instituto no 2º período de 2024.

Foram avaliados os desempenhos dos docentes, durante o período (2º período de 2024), nas disciplinas obrigatórias (as disciplinas eletivas não entraram na avaliação).

Os questionários avaliaram, de forma independente, a atuação dos docentes em disciplinas teóricas e de laboratório, ou seja, no caso em que um docente tenha ministrado as partes teórica e de laboratório, duas avaliações foram aplicadas. 

Nem todas as atribuições (disciplinas docentes) foram avaliadas pelos alunos:

Disciplinas nº de atribuições nº de atribuições avaliadas
Teóricas 239 226 (94,56%)
Laboratórios 130 118 (90,76%)

Os docentes que receberam apenas 1 ou 2 avaliações em alguma atribuição tiveram a nota descartada, com a finalidade de garantir o anonimato.

Número de docentes que atuaram em disciplinas obrigatórias (Teoria e/ou Laboratório) e enviamos a pesquisa: 175

Número de docentes avaliados em alguma atribuição: 163 (93,14%)

 

Questionário

O formulário para as avaliações consistiu de questões onde a escala utilizada para as respostas foram: 1-Deficiente; 2-Insuficiente; 3-Regular; 4-Bom; 5-Muito bom. Os itens de avaliação foram os seguintes:

P1. Planejamento - Linguagem e expressão - Didática: o(a) docente faz um bom planejamento das aulas demonstrando organização e coerência, fornecendo explicações claras e objetivas e utilizando adequadamente as metodologias e recursos de ensino?

P2. Domínio: o(a) docente demonstra conhecimento e segurança quanto à disciplina ministrada, bem como apresenta conteúdos teóricos e práticos coerentes com o currículo do Curso e relevantes para a formação discente?

P3. Material Didático: o(a) docente disponibiliza, no prazo, os recursos de aprendizagem (apostilas, slides, roteiros para prática de laboratório, listas de exercícios, bibliografias complementares, site etc.) com qualidade e coerência com a ementa e aulas ministradas?

P4. Relacionamento Interpessoal: o(a) docente mostrou-se disponível e interessado(a) em atender os alunos sempre que possível, tratando a todos com equidade, respeito, senso de justiça e cordialidade?

P5. Avaliação: o(a) docente propõe estratégias de avaliação relevantes para a formação do aluno, coerentes com os conteúdos abordados em sala de aula? Os critérios de correção parecem justos e bem definidos e o(a) docente oferece devolutivas dentro do prazo estipulado?

P6. Virtualização: Avalie o desempenho geral do(a) docente considerando a transição entre os períodos de aulas presenciais e virtuais, incluindo a interação com os alunos, suporte à aprendizagem, resolução de dúvidas e eventuais orientações. * Caso a disciplina tenha utilizado alguma atividade virtual.

P7. Autoavaliação do aluno: Qual o seu grau de comprometimento com a disciplina?

 

Observações importantes:

A Nota do Docente é média aritmética das respostas dadas aos itens P1 a P6 computada para cada avaliação.

Após a apuração, as médias das notas são enviadas aos docentes, coordenadores, chefes de Divisão e chefes de Departamento.

A média das notas atribuídas pelo discente na ADD será utilizada como pontuação na progressão funcional do docente.

O questionário também conta com espaço para comentários sobre a atuação do docente. Estes comentários são apreciados pela Divisão de Assuntos Estudantis, visando excluir eventuais pontuações ofensivas, e depois são encaminhados apenas ao docente.

 

Resultados

Foram obtidos os seguintes resultados de média, desvio padrão, mínimo e máximo das notas nas avaliações. Nesses grupos, foram apurados também o primeiro, segundo e terceiro quartil, ou seja, notas limite nas quais um quarto, dois quartos e três quartos dos docentes receberam notas inferiores.

 

NOTAS            TEORIA         LABORATÓRIO
Média 4,20 4,33
Desvio Padrão 0,57 0,62
Mínimo 2,26 2,02
Máximo 5,00 5,00
Quartil 1 3,92 4,07
Quartil 2 4,34 4,47
Quartil 3 4,58 4,78

Foram observados os seguintes resultados de média, desvio padrão, mínimo e máximo do percentual de respondentes, ou seja, o número de alunos que responderam dividido pelo número de alunos que foram solicitados a responder nas avaliações de docentes na parte teórica e de laboratório.

 

PARTICIPAÇÃO            TEORIA         LABORATÓRIO
Média 35,62 34,33
Desvio Padrão 17,88 17,76
Mínimo 11,76 11,76
Máximo 100,00 100,00

 

Análise

A média geral de participação foi razoavelmente baixa:

* 33,28% dos alunos responderam ao menos uma avaliação (652 alunos com 217 participantes). Esse baixo percentual compromete a análise.

* Vale a pena destacar que uma das turmas alcançou 100% de participação dos alunos na avaliação. Parabéns ao 2º ano profissional do Curso de Engenharia Aeroespacial.

* Recomenda-se aos coordenadores de curso e docentes que continuem a enfatizar a importância de se responder aos questionários da ADD para garantirmos uma análise mais confiável.

* No geral, os docentes do ITA obtiveram uma média acima de Bom tanto na parte teórica 4,20 quanto na parte de laboratório 4,33.

 

Cabe ressaltar que:

metade dos docentes obtiveram notas superiores a 4,34 na parte teórica e 4,47 na parte de laboratório; e
um quarto dos docentes obtiveram notas superiores a 4,58 na parte teórica e 4,78 na parte de laboratório.

Ao observarmos as médias atribuídas nos 3 últimos ciclos de avaliação podemos verificar certa queda nas notas, em compensação, quando analisamos a participação dos alunos vemos uma pequena alta.