O objetivo da avaliação do desempenho docente (ADD) do ITA é o aprimoramento do corpo docente e a melhoria contínua na qualidade de formação do alunado.
A pesquisa foi realizada no período de 21/11 a 15/12/2024, através de questionários do pesquisas.ita.br.
Os respondentes foram alunos da graduação do Instituto no 2º período de 2024.
Foram avaliados os desempenhos dos docentes, durante o período (2º período de 2024), nas disciplinas obrigatórias (as disciplinas eletivas não entraram na avaliação).
Os questionários avaliaram, de forma independente, a atuação dos docentes em disciplinas teóricas e de laboratório, ou seja, no caso em que um docente tenha ministrado as partes teórica e de laboratório, duas avaliações foram aplicadas.
Nem todas as atribuições (disciplinas docentes) foram avaliadas pelos alunos:
Disciplinas | nº de atribuições | nº de atribuições avaliadas |
Teóricas | 239 | 226 (94,56%) |
Laboratórios | 130 | 118 (90,76%) |
Os docentes que receberam apenas 1 ou 2 avaliações em alguma atribuição tiveram a nota descartada, com a finalidade de garantir o anonimato.
Número de docentes que atuaram em disciplinas obrigatórias (Teoria e/ou Laboratório) e enviamos a pesquisa: 175
Número de docentes avaliados em alguma atribuição: 163 (93,14%)
O formulário para as avaliações consistiu de questões onde a escala utilizada para as respostas foram: 1-Deficiente; 2-Insuficiente; 3-Regular; 4-Bom; 5-Muito bom. Os itens de avaliação foram os seguintes:
P1. Planejamento - Linguagem e expressão - Didática: o(a) docente faz um bom planejamento das aulas demonstrando organização e coerência, fornecendo explicações claras e objetivas e utilizando adequadamente as metodologias e recursos de ensino?
P2. Domínio: o(a) docente demonstra conhecimento e segurança quanto à disciplina ministrada, bem como apresenta conteúdos teóricos e práticos coerentes com o currículo do Curso e relevantes para a formação discente?
P3. Material Didático: o(a) docente disponibiliza, no prazo, os recursos de aprendizagem (apostilas, slides, roteiros para prática de laboratório, listas de exercícios, bibliografias complementares, site etc.) com qualidade e coerência com a ementa e aulas ministradas?
P4. Relacionamento Interpessoal: o(a) docente mostrou-se disponível e interessado(a) em atender os alunos sempre que possível, tratando a todos com equidade, respeito, senso de justiça e cordialidade?
P5. Avaliação: o(a) docente propõe estratégias de avaliação relevantes para a formação do aluno, coerentes com os conteúdos abordados em sala de aula? Os critérios de correção parecem justos e bem definidos e o(a) docente oferece devolutivas dentro do prazo estipulado?
P6. Virtualização: Avalie o desempenho geral do(a) docente considerando a transição entre os períodos de aulas presenciais e virtuais, incluindo a interação com os alunos, suporte à aprendizagem, resolução de dúvidas e eventuais orientações. * Caso a disciplina tenha utilizado alguma atividade virtual.
P7. Autoavaliação do aluno: Qual o seu grau de comprometimento com a disciplina?
Observações importantes:
A Nota do Docente é média aritmética das respostas dadas aos itens P1 a P6 computada para cada avaliação.
Após a apuração, as médias das notas são enviadas aos docentes, coordenadores, chefes de Divisão e chefes de Departamento.
A média das notas atribuídas pelo discente na ADD será utilizada como pontuação na progressão funcional do docente.
O questionário também conta com espaço para comentários sobre a atuação do docente. Estes comentários são apreciados pela Divisão de Assuntos Estudantis, visando excluir eventuais pontuações ofensivas, e depois são encaminhados apenas ao docente.
Foram obtidos os seguintes resultados de média, desvio padrão, mínimo e máximo das notas nas avaliações. Nesses grupos, foram apurados também o primeiro, segundo e terceiro quartil, ou seja, notas limite nas quais um quarto, dois quartos e três quartos dos docentes receberam notas inferiores.
NOTAS | TEORIA | LABORATÓRIO |
Média | 4,20 | 4,33 |
Desvio Padrão | 0,57 | 0,62 |
Mínimo | 2,26 | 2,02 |
Máximo | 5,00 | 5,00 |
Quartil 1 | 3,92 | 4,07 |
Quartil 2 | 4,34 | 4,47 |
Quartil 3 | 4,58 | 4,78 |
Foram observados os seguintes resultados de média, desvio padrão, mínimo e máximo do percentual de respondentes, ou seja, o número de alunos que responderam dividido pelo número de alunos que foram solicitados a responder nas avaliações de docentes na parte teórica e de laboratório.
PARTICIPAÇÃO | TEORIA | LABORATÓRIO |
Média | 35,62 | 34,33 |
Desvio Padrão | 17,88 | 17,76 |
Mínimo | 11,76 | 11,76 |
Máximo | 100,00 | 100,00 |
A média geral de participação foi razoavelmente baixa:
* 33,28% dos alunos responderam ao menos uma avaliação (652 alunos com 217 participantes). Esse baixo percentual compromete a análise.
* Vale a pena destacar que uma das turmas alcançou 100% de participação dos alunos na avaliação. Parabéns ao 2º ano profissional do Curso de Engenharia Aeroespacial.
* Recomenda-se aos coordenadores de curso e docentes que continuem a enfatizar a importância de se responder aos questionários da ADD para garantirmos uma análise mais confiável.
* No geral, os docentes do ITA obtiveram uma média acima de Bom tanto na parte teórica 4,20 quanto na parte de laboratório 4,33.
Cabe ressaltar que:
metade dos docentes obtiveram notas superiores a 4,34 na parte teórica e 4,47 na parte de laboratório; e
um quarto dos docentes obtiveram notas superiores a 4,58 na parte teórica e 4,78 na parte de laboratório.
Ao observarmos as médias atribuídas nos 3 últimos ciclos de avaliação podemos verificar certa queda nas notas, em compensação, quando analisamos a participação dos alunos vemos uma pequena alta.