Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Relatório de Avaliação do Desempenho Docente (ADD) do ITA - 1º Período de 2024

A ADD - Avaliação do Desempenho Docente do ITA referente ao 1º período de 2024 foi realizada no período de 28/06 a 14/07/2024 através de questionários do pesquisas.ita.br.

Os respondentes foram alunos de disciplinas de graduação do ITA e apenas os docentes de disciplinas obrigatórias dos cursos de graduação foram avaliados.  Foram enviados questionários de avaliação de docente de disciplina na parte teórica e de laboratório de forma independente, ou seja, no caso em que um docente tenha ministrado as partes teórica e de laboratório, duas avaliações independentes foram conduzidas. 

Números de avaliações consideradas:

  • 187 avaliações de docentes na parte teórica de disciplinas
  • 125 avaliações de docentes na parte de laboratório de disciplinas.

 

Questionário

O formulário para as avaliações consistiu de questões onde a escala utilizada para as respostas foram: 1-Deficiente; 2-Insuficiente; 3-Regular; 4-Bom; 5-Muito bom. Os itens de avaliação foram os seguintes:

P1. Planejamento - Linguagem e expressão - Didática: o(a) docente faz um bom planejamento das aulas demonstrando organização e coerência, fornecendo explicações claras e objetivas e utilizando adequadamente as metodologias e recursos de ensino?

P2. Domínio: o(a) docente demonstra conhecimento e segurança quanto à disciplina ministrada, bem como apresenta conteúdos teóricos e práticos coerentes com o currículo do Curso e relevantes para a formação discente?

P3. Material Didático: o(a) docente disponibiliza, no prazo, os recursos de aprendizagem (apostilas, slides, roteiros para prática de laboratório, listas de exercícios, bibliografias complementares, site etc.) com qualidade e coerência com a ementa e aulas ministradas?

P4. Relacionamento Interpessoal: o(a) docente mostrou-se disponível e interessado(a) em atender os alunos sempre que possível, tratando a todos com equidade, respeito, senso de justiça e cordialidade?

P5. Avaliação: o(a) docente propõe estratégias de avaliação relevantes para a formação do aluno, coerentes com os conteúdos abordados em sala de aula? Os critérios de correção parecem justos e bem definidos e o(a) docente oferece devolutivas dentro do prazo estipulado?

P6. Virtualização: Avalie o desempenho geral do(a) docente considerando a transição entre os períodos de aulas presenciais e virtuais, incluindo a interação com os alunos, suporte à aprendizagem, resolução de dúvidas e eventuais orientações. * Caso a disciplina tenha utilizado alguma atividade virtual.

P7. Autoavaliação do aluno: Qual o seu grau de comprometimento com a disciplina?

A Nota do Docente é média aritmética das respostas aos itens P1 a P6 computada para cada avaliação.

Nem todos os docentes que ministraram disciplinas foram avaliados. Avaliações com menos de 3 respondentes foram descartadas.

 

Resultados

Foram obtidos os seguintes resultados: média, desvio padrão, mínimo e máximo das notas obtidas pelos docentes (Nota do Docente) nas avaliações de docentes na parte teórica e de laboratório. Nesses grupos, foram obtidos também o primeiro, segundo e terceiro quartil, ou seja, notas limites nas quais um quarto, dois quartos e três quartos dos docentes obtiveram notas inferiores.

TEÓRICA Nota
Média 4,33
Desvio Padrão 0,53
Mínimo 2,78
Máximo 5,00
Quartil 1 4,03
Quartil 2 4,47
Quartil 3 4,75

 

LAB Nota
Média 4,36
Desvio Padrão 0,54
Mínimo 2,71
Máximo 5,00
Quartil 1 4,06
Quartil 2 4,46
Quartil 3 4,78

Foram obtidos os seguintes resultados de média, desvio padrão, mínimo e máximo do percentual de respondentes (Percentual), ou seja, o número de alunos que responderam dividido pelo número de alunos que foram solicitados a responder nas avaliações de docentes na parte teórica e de laboratório.

TEÓRICA Percentual
Média 31,56
Desvio Padrão 12,01
Mínimo 4,43
Máximo 64,29

 

LAB Percentual
Média 31,29
Desvio Padrão 12,43
Mínimo 11,54
Máximo 64,29

 

Análise

A média de percentual de respondentes foi razoavelmente baixa, 31,56 para parte teórica e 31,29 para parte de laboratório. Esse baixo percentual compromete a análise. Recomenda-se aos coordenadores de curso e docentes de disciplina que enfatizem a importância de responder aos questionários da ADD para se ter uma análise com mais confiança.

No geral, os docentes do ITA obtiveram uma média acima de Bom tanto na parte teórica 4,33 quanto na parte de laboratório 4,36. Cabe ressaltar que: (i) metade dos docentes obtiveram notas superiores a 4,47 na parte teórica e 4,46 na parte de laboratório; e (ii) um quarto dos docentes obtiveram notas superiores a 4,75 na parte teórica e 4,78 na parte de laboratório.