A pesquisa ADD - Avaliação do Desempenho Docente, referente ao 2º período de 2023, foi aplicada no período de 27/11 a 08/12/2023 através de questionários do pesquisas.ita.br.
Os respondentes foram alunos de disciplinas obrigatórias da graduação do ITA. Foram enviados questionários para avaliar os docentes que ministraram disciplinas teóricas e de laboratório de forma independente, ou seja, caso o docente tenha ministrado a parte teórica e a de laboratório, duas avaliações independentes foram conduzidas.
Números de avaliações consideradas:
· 207 avaliações de docentes na parte teórica de disciplinas
· 105 avaliações de docentes na parte de laboratório de disciplinas.
Questionário
A escala utilizada para as respostas foi:
1-Deficiente; 2-Insuficiente; 3-Regular; 4-Bom; 5-Muito bom
Os itens de avaliação foram os seguintes:
P1. Planejamento - Linguagem e expressão - Didática: o(a) docente faz um bom planejamento das aulas demonstrando organização e coerência, fornecendo explicações claras e objetivas e utilizando adequadamente as metodologias e recursos de ensino?
P2. Domínio: o(a) docente demonstra conhecimento e segurança quanto à disciplina ministrada, bem como apresenta conteúdos teóricos e práticos coerentes com o currículo do Curso e relevantes para a formação discente?
P3. Material Didático: o(a) docente disponibiliza, no prazo, os recursos de aprendizagem (apostilas, slides, roteiros para prática de laboratório, listas de exercícios, bibliografias complementares, site etc.) com qualidade e coerência com a ementa e aulas ministradas?
P4. Relacionamento Interpessoal: o(a) docente mostrou-se disponível e interessado(a) em atender os alunos sempre que possível, tratando a todos com equidade, respeito, senso de justiça e cordialidade?
P5. Avaliação: o(a) docente propõe estratégias de avaliação relevantes para a formação do aluno, coerentes com os conteúdos abordados em sala de aula? Os critérios de correção parecem justos e bem definidos e o(a) docente oferece devolutivas dentro do prazo estipulado?
P6. Virtualização: Avalie o desempenho geral do(a) docente considerando a transição entre os períodos de aulas presenciais e virtuais, incluindo a interação com os alunos, suporte à aprendizagem, resolução de dúvidas e eventuais orientações. * Caso a disciplina tenha utilizado alguma atividade virtual.
P7. Autoavaliação do aluno: Qual o seu grau de comprometimento com a disciplina?
Resultados
Foram obtidos os seguintes resultados: média, desvio padrão, mínimo e máximo das notas obtidas pelos docentes (Nota do Docente) nas avaliações de docentes na parte teórica e de laboratório. Nesses grupos, foram obtidos também o primeiro, segundo e terceiro quartil ou seja, notas limites nas quais um quarto, dois quartos e três quartos dos docentes obtiveram notas inferiores.
TEÓRICA | Nota |
Média | 4,22 |
Desvio Padrão | 0,71 |
Mínimo | 1,80 |
Máximo | 5,00 |
Quartil 1 | 3,95 |
Quartil 2 | 4,40 |
Quartil 3 | 4,70 |
LAB | Nota |
Média | 4,41 |
Desvio Padrão | 0,57 |
Mínimo | 2,40 |
Máximo | 5,00 |
Quartil 1 | 4,20 |
Quartil 2 | 4,60 |
Quartil 3 | 4,70 |
Foram obtidos os seguintes resultados de média, desvio padrão, mínimo e máximo do percentual de respondentes (Percentual), ou seja, o número de alunos que responderam dividido pelo número de alunos que foram solicitados a responder nas avaliações de docentes na parte teórica e de laboratório.
TEÓRICA | Percentual |
Média | 29,67 |
Desvio Padrão | 11,97 |
Mínimo | 5,90 |
Máximo | 60,00 |
LAB | Percentual |
Média | 31,91 |
Desvio Padrão | 11,90 |
Mínimo | 11,40 |
Máximo | 60,00 |
Análise
A média de percentual de respondentes foi razoavelmente baixa, 29,67 para parte teórica e 31,91 para parte de laborotário. Esse baixo percentual compromete a análise. Recomenda-se aos coordenadores de curso e docentes de disciplina que enfatizem a importância de responder aos questionários da ADD para se ter uma análise com mais confiança.
No geral, os docentes do ITA obtiveram uma média acima de Bom tanto na parte teórica (4,22) quanto na parte de laboratório (4,41). Cabe ressaltar que: (i) metade dos docentes obtiveram notas superiores a 4,4 na parte teórica e 4,6 na parte de laboratório; e (ii) um quarto dos docentes obtiveram notas superiores a 4,7 na parte teórica e na parte de laboratório.