As estratégias do Novo Aconselhamento são orientadas ao apoio ao aluno ingressante no seu processo de integração e adaptação ao ITA. Alguns dos objetivos consistem na facilitação da transição do ensino médio para o ensino superior (Fund-1) e, daí, para o profissional (Fund-2).
Os docentes interessados em atuar no Novo Aconselhamento, se inscrevem no edital divulgado anualmente pela PROGRAD, e estarão aptos para aconselhar os alunos ingressantes, após a participação nas oficinas preparatórias pertinentes à proposta do projeto e organizadas pela DAE.
A DAE é responsável pela designação do professor-conselheiro para o aluno ingressante. Após as primeiras interações, caso o aluno deseje mudar de Conselheiro, deve solicitar análise da DAE, via requerimento e, caso seja viável, haverá mudança na designação para outro professor-conselheiro que, necessariamente, esteja inscrito no Edital.
Durante o período do Curso Fundamental, o professor-conselheiro terá o compromisso de realizar reuniões regulares com os seus aconselhados, conforme roteiro de reunião proposto pela DAE.
A partir da experiência do Programa, foi percebido que o foco do acompanhamento precisa estar nos dois anos iniciais do aluno no Instituto. Da mesma forma, entende-se que o aluno do Curso Profissional possui mais recursos emocionais e já deve ter ultrapassado os desafios da adaptação e, portanto, poderá escolher se deseja ou não permanecer no Programa Novo Aconselhamento.
Sendo assim, a partir do Curso Profissional, o aluno poderá continuar no Programa Novo Aconselhamento, mantendo o mesmo professor-conselheiro, mediante manifestação de interesse através de requerimento, no início do semestre (1º Prof), até o final do 1º bimestre.