O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) se tornou uma das dez instituições credenciadas pela EMBRAPII. Foram 90 propostas de pesquisas tecnológicas apresentadas para Chamada de 01-2014. Em conjunto, as unidades selecionadas terão acesso ao montante de R$ 1,4 bilhão destinado a projetos em inovação.
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), é uma organização fruto da parceria entre Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que visa principalmente fomentar pesquisa e desenvolvimento de projetos inovadores no país.
O ITA apresentou projeto na área de Manufatura Aeronáutica, uma das etapas fundamentais do ciclo de vida do produto, abrangendo três principais linhas de pesquisa: Manufatura Digital, Processos de Fabricação Avançados e Automação da Manufatura. A Unidade EMBRAPII (UE) de Manufatura Aeronáutica para as Cadeias Produtivas de Aeronáutica de Defesa tem foco voltado à promoção da competitividade, integrando competências de pesquisa do ITA para geração de sinergias e de soluções tecnológicas aplicadas em produtos e processos das indústrias da cadeia produtiva.
É importante salientar que, alinhado com políticas e orientações governamentais, empresas do setor aeroespacial são incentivadas a diversificar suas bases de clientes e atender assim outros mercados. De forma análoga, propõe-se uma atuação da UE-ITA de modo a promover que tecnologias originalmente desenvolvidas para o setor aeroespacial possam ser difundidas para outros setores industriais. Isto já vem sendo executado com sucesso no ITA como, por exemplo, os princípios de processos de automação de montagens aeronáuticas estão sendo aplicados à montagem de tanques para o setor de óleo e gás.
A UE-ITA proporcionará sinergia com as várias divisões do ITA, será uma unidade nucleadora de iniciativas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com a efetiva participação das empresas e contará com a coordenação técnica do Prof. Dr. Luís Gonzaga Trabasso. Para ele, “a UE-ITA é uma oportunidade de incrementar a integração academia – empresa por meio de mecanismos ágeis de contratação, execução e verificação de projetos de P&D (pesquisa e desenvolvimento)".
Este mecanismo de incentivo financeiro proporcionado pela EMBRAPII torna possível perceber as diversas instâncias brasileiras (governamental, empresarial e educacional) se organizando por um objetivo comum: intensificar a busca do País pelo aumento da competitividade da indústria nacional e de sua participação no cenário mundial.