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Trancamento por Motivo Excepcional

Esta solicitação deve ser preenchida pelo aluno especial ou regular que deseja solicitar trancamento no semestre corrente por motivo excepcional

O trancamento por motivo excepcional pode ser solicitado em qualquer época do ano, por 1 ou 2 períodos letivos. A justificativa de excepcionalidade deve ser descrita de forma sucinta no formulário. Recomenda-se que o aluno anexe ao formulário documentação comprobatória relacionada a justificativa. A solicitação de trancamento por motivo excepcional é julgada em duas instâncias. Primeiramenta, a solicitação é analisada no âmbito do Conselho do Programa de Pós-Graduação (CPPG) ao qual o aluno está vinculado, podendo ser deferida ou indeferida. Em ambos os casos, a decisão do CPPG deve ser posteriormente homologada pelo Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa (CPG). Observa-se que o trancamento de um período letivo implica no cancelamento, sem direito a créditos, de todas as disciplinas nas quais o aluno esteja matriculado naquele período. 

Link para o formulário de TRANCAMENTO POR MOTIVO EXCEPCIONAL:  https://forms.gle/rjCzZPrTnmugWJgw8

O acesso ao formulário é restrito a usuários do e-mail institucional @ga.ita.br. Para preencher o formulário, você deve estar logado na sua conta @ga.ita.br. 

O processo de trancamento por motivo de saúde passa pelas seguintes etapas:

  • O aluno preenche o formulário.
  • Ao concluir o preenchimento, o aluno recebe uma confirmação da solicitação no seu e-mail @ga.ita.br. 
  • O orientador do aluno também recebe uma notificação da solicitação de trancamento no seu e-mail @gp.ita.br.
  • O Representante de Área é notificado da solicitação e deve levá-la para análise do CPPG, registrando o resultado em ata.
  • A ata do CPPG segue para análise e homologação do CPG.
  • Após a homologação pelo CPG, a solicitação é processada pela Secretaria de Pós-Graduação, que registra a solicitação no Sistema Acadêmico Sophia. Após o registro, o aluno, seu orientador e o Representante de Área recebem um e-mail, informando o resultado (DEFERIDO ou INDEFERIDO) e, no caso de deferimento, a duração da extensão concedida. 

IMPORTANTE: não responda à mensagem enviada a partir do e-mail ippg.forms@gt.ita.br. Esse e-mail é utilizado apenas para envio automático de mensagens e não deve ser utilizado para comunicação com a Secretaria de Pós-Graduação. Em caso de necessidade, entre em contato com a Secretaria pelos e-mails e telefones disponibilizados no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.