O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que a pasta deve continuar a apoiar o projeto de expansão do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP). A sinalização foi feita nesta terça-feira (25/07) em Brasília (DF) em reunião com o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, acompanhado pelo Reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia.
“Faremos todo o esforço, por parte do Ministério da Educação para que essa cooperação possibilite a conclusão das obras de ampliação e de reestruturação do ITA dentro do cronograma pré-estabelecido”, afirmou o ministro, destacando a importância da instituição para o ensino e a pesquisa do Brasil. Mendonça Filho também lembrou que as novas liberações financeiras devem ocorrer de acordo autorizações do Ministério do Planejamento.
Para a conclusão das obras da primeira fase, que contempla o prédio de ciências fundamentais, com área de 36 mil m², prevista para novembro deste ano, é necessária a liberação de recursos financeiros. O projeto de expansão física do ITA totaliza 186 mil m² de área construída e outros 39 mil m² de área a ser reformada. As próximas etapas são a construção da biblioteca, do auditório e dos novos alojamentos para os alunos. A expansão permitirá que o ITA dobre o número de vagas oferecidas.
“É um projeto que vai muito além do Comando da Aeronáutica. É uma escola de excelência que traz muitas contribuições para a sociedade brasileira”, enfatizou o Comandante sobre a importância da expansão do ITA. A partir dela, o ITA já fortaleceu as parcerias com universidades públicas em todas as regiões do País e consolidou a dupla titulação dos alunos que fazem intercâmbio na França. Leia mais sobre o futuro do ITA aqui.
Outro ponto importante do projeto de expansão é a contratação de 143 professores e de 880 técnicos. A lei para criação dos novos cargos foi aprovada em dezembro de 2012, mas os novos concursos ainda não foram autorizados. De acordo com o ministro da Educação, o MEC deve ser um “parceiro importante” neste assunto “para que [a Aeronáutica] tenha as condições de recursos humanos e de orçamento para que atenda as necessidades e a sua missão constitucional e legal”.
Resultados - O vice-diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro Fernando Cesar Pereira Santos, apresentou o atual estágio das obras da primeira fase de expansão do ITA, as próximas etapas e números do instituto que demonstram qualidade do ensino e de investimentos em programas mantidos pelo MEC. “O Ciência Sem Fronteiras foi muito bem aproveitado. O ITA foi o instituto que mais enviou alunos para universidades de ponta”, afirmou o oficial-general.
Criado em 1950, o ITA oferece seis cursos de engenharia: aeroespacial, aeronáutica, civil-aeronáutica, computação, eletrônica e mecânica-aeronáutica. No último vestibular, registrou recorde de inscritos com um aumento de 59% de candidatos em relação a 2015.
Fonte: Agência Força Aérea