No dia 30 de junho, o ITA e o ILA assinaram um instrumento de cooperação que tem como principal objetivo aproximar as duas instituições de ensino para que, juntas, possam trabalhar no aprimoramento da capacidade logística da Força Aérea Brasileira por meio de trabalho conjunto em ensino e pesquisa.
No ITA está sendo criado o Laboratório de Engenharia Logística, o AeroLogLab-ITA, que atuará especificamente na área de Logística aeronáutica. Segundo Coronel Aviador Fernando Teixeira Mendes Abrahão, idealizador e responsável pelo projeto, o laboratório surgiu de uma necessidade de trabalhar uma logística específica para suportar sistemas complexos aeronáuticos, principalmente, relativos a suprimento e manutenção.
Participaram do evento, cerca de 35 pessoas, entre o Tente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, Diretor-geral do DCTA, que destacou a importância da engenharia logística e do instrumento de cooperação. “Essa assinatura formaliza as atividades que já acontecem nas áreas do ensino e da pesquisa, em particular na pesquisa em Logística, em prol da Força Aérea Brasileira, fazendo com que se desenvolvam cada vez mais”, afirmou Tenente-Brigadeiro Egito.
Esteve presente também o Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Nôro, Comandante da Aeronáutica interino e Comandante-geral de Apoio, que declarou o ITA está entre as melhores escolas de engenharia do mundo e esta assinatura materializa uma relação já existente entre ITA e o ILA. “Daqui seguirão outros passos, ideias e resultados. A logística apoia toda a parte operacional da FAB, que muito irá se beneficiar”, concluiu Brigadeiro Nôro.
Sobre o Laboratório de Engenharia Logística – AeroLogLab
O AeroLogLab-ITA nasceu de uma parceria com o Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) e a Universidade Técnica de Luleå – LTU, da Suécia. Por meio do laboratório, é possível entregar soluções de engenharia logística no contexto aeronáutico, promovendo ainda a inserção de base sólida e conceito de engenharia logística na formação dos profissionais engenheiros do ITA, civis e militares, tanto na graduação quanto na pós-graduação.
Dentre as visões do projeto, destacam-se os estudos em profundidade e em áreas que atendam às necessidades do Comando-Geral de Apoio da FAB (COMGAP) e da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e o desenvolvimento de projetos com empresas que criaram os sistemas operados pelo Comando da Aeronáutica.
O AeroLogLab-ITA está dividido em três esforços:
AeroLogLab: implantação do laboratório e capacitação até atingir um ritmo autossuficiente de trabalho e suporte;
AeroLogEdu: parte acadêmica das disciplinas e de capacitação em alto nível focado nos problemas de engenharia logística aeronáutica;
AeroLogP&D: parte de pesquisa, de grande interesse do Comando da Aeronáutica e da indústria aeronáutica.
O projeto é de extrema importância ao país, não só para a indústria aeronáutica como também para a aviação civil, pois irá garantir uma base sólida em engenharia logística, além de reduzir as incertezas e capacitação dos envolvidos nos processos logísticos gerenciados pela FAB. A FAB também contará, por meio do AeroLogLab-ITA, com a capacidade de formar mestres e doutores na área de logística do ITA.
Outras relevâncias do projeto são: cooperação com centros nacionais e internacionais de excelência em pesquisa na área de engenharia logística e manutenção; e trabalhos de pós-graduação que atendam aos interesses do Comando da Aeronáutica.
Assessoria de Comunicação Social do ITA