A inciativa de criar um fundo teve início em 2013 e se efetivou em 2015. O grupo de ex-alunos suportou 15 projetos selecionados em duas chamadas. “Os resultados foram superiores à nossa melhor expectativa”, conta João Gomez, líder do grupo.
Entre os projetos apoiados está o do professor Rafael Thiago Luiz Ferreira, da Divisão de Engenharia Mecânica do ITA, que obteve recursos para adquirir uma impressora 3D utilizada em projeto de customização de equipamentos para a confecção dos compósitos para drones. A T61 também financiou a compra de equipamentos para a preparação das vídeos-aulas (filmadora, equipamentos de som, computador e um sistema moderno de edição) que integram o projeto Sala de Aula Invertida, coordenado pelo Renan Edgard Pereira Lima. “A ideia é que os alunos tomem contato com a matéria antes das aulas, com base em uma metodologia de aprendizagem já utilizada nas universidades de Duke, Stanford, Harvard, MIT e Michigan, nos Estados Unidos”, explica o professor.
A ideia de criar um crowdfunding surgiu em 2013, quando os alunos da graduação do ITA reivindicaram a reforma nos sistemas pedagógico e de avaliação. Estes ex-alunos da turma 61 decidiram colocar sua experiência a serviço da escola.
O objetivo agora é convidar outros ex-alunos a colaborarem com o fundo. O modelo é pautado na prestação de contas e é auditado, mesmo assim reduz a burocracia, embora não pretenda substituir o Estado, afirma João Gomes. Outra prioridade é que otimizem resultado, ou seja, que tenham uma relação boa custo/benefício, enfatiza.
Para o reitor, professor Anderson Correia, “a iniciativa é interessante e está alinhada com iniciativas semelhantes em renomadas escolas no Brasil e no exterior”. Referindo-se a experiências como da Escola Politécnica da USP e Massachusetts Institute of Technology – MIT.