Fórum será realizado durante os três dias do evento
Publicado em 15/04/2024 - 11h21
A segunda edição do Engineering Education for The Future (EEF-24), que acontecerá entre os dias 16 e 18, reunirá no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) especialistas que debaterão sobre os avanços necessários na formação profissional para o atendimento às demandas apresentadas pela indústria nacional, em busca de desenvolvimento econômico, diante das perspectivas para o futuro no setor. As discussões serão realizadas durante o Fórum de Educação em Engenharia e abertas ao público, que para participar basta se inscrever gratuitamente no site do evento.
Sendo um dos pilares do EEF-2024, o Fórum traz à tona os desafios iminentes que cercam a inovação nos processos de ensino e aprendizagem da Engenharia. Com uma série de mesas redondas, palestras e discussões interativas, o Fórum criará um espaço de reflexão e colaboração, onde acadêmicos, profissionais e estudantes poderão unir forças para enfrentar os obstáculos e aproveitar as oportunidades diante de um mundo em constante evolução.
Logo após a cerimônia de abertura, que será realizada no dia 16 de maio no Auditório Weis, localizado no prédio da Divisão de Ciências Fundamentais, no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), uma mesa redonda abordará “o Ensino de Engenharia para o futuro: perspectivas, desafios e impactos no ensino-aprendizagem". Estarão presentes o Doutor Inaldo Capistrano Costa, coordenador do Mestrado Profissional em Computação de Missão Crítica do ITA, o Superintendente-geral do Instituto Mauá, Doutor Irineu Gianesi, e o Doutor André Luiz Tenório Rezende, representante do Instituto Militar de Engenharia (IME) na Iniciativa Conceive Design Implement Operate (CDIO) International.
Ao longo dos três dias de atividades, outros temas serão abordados, como a “formação do Engenheiro e Políticas Públicas necessárias para os desafios do Desenvolvimento do Brasil” e “inovação e sustentabilidade na indústria e a formação do Engenheiro para o mundo em transformação”, por exemplo. Entre os convidados, estarão representantes do setor acadêmico, da indústria e do poder público que analisarão, junto ao público presente, os assuntos pertinentes à este debate.
Para o coordenador-geral do Fórum de Educação em Engenharia, Professor Doutor Delmo Mattos, a participação do público é um dos ingredientes essenciais para o sucesso do evento. "Teremos uma comunidade diversificada de engenheiros, educadores, pesquisadores e estudantes e as vozes desses palestrantes junto ao público são essenciais para impulsionar as discussões e moldar o futuro da engenharia", definiu.
Outras atividades estarão na rotina dos participantes da segunda edição do EEF-24, incluindo as competições Data Science Challenge, Grand Prix de Inovação e o ITA Sprint. Os detalhes sobre cada um deles, assim como as inscrições para a participação presencial no evento, estão disponíveis no portal www.eef.ita.br.
O EEF
O Engineering Education for The Future (EEF) é um evento realizado pelo ITA com o objetivo de discutir o papel da Engenharia para o avanço econômico nacional e como a educação contribui com o processo de inovação na indústria do Brasil. Nesta segunda edição, serão debatidos temas atuais ligados à tecnologia e ao desenvolvimento, aliados a discussões sobre os processos de aprendizagem e o papel do poder público no avanço do ensino de qualidade.
Evento multidisciplinar, o EEF é organizado sob a égide do progresso educacional, buscando não apenas abordar, mas também analisar e antecipar as necessidades e desafios que moldarão o futuro da Engenharia.
O coordenador-geral do evento, Professor Doutor Mauri Aparecido de Oliveira, destaca que essa é a “possibilidade de conectar alunos de Engenharia de todo o país, assim como a indústria do futuro, com questões que desafiam as próximas gerações”. “Com a evolução dessas demandas, tanto do mercado quanto da sociedade, o EEF-2024 se torna um ambiente ideal para a discussão de estratégias educacionais que atendam à essas necessidades dinâmicas”, completou.
Fonte: ITA
Foto: Acervo / ITA