Reunião deve resultar em livro sobre a história e conquistas do PPGAO
Publicado em 07/08/2023 – 14h00
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) promoveu, entre os dias 1º e 2 de agosto, um encontro com alguns dos pioneiros na criação do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) da Força Aérea Brasileira (FAB). Atividades envolveram palestras, visitas aos laboratórios e rodas de conversa para relembrar as realizações e projetar o futuro dos trabalhos, inclusive com a expectativa do lançamento de um livro contando a história da criação do Programa e suas conquistas.
Com início em 2001, o PPGAO trata-se de uma iniciativa inovadora do Comando da Aeronáutica (COMAER) e que foi concebida pelo Estado Maior da Aeronáutica (EMAER) em parceria com o ITA para viabilizar a formação de militares nos níveis de mestrado e doutorado com ênfase na área de Defesa. Hoje, além de oficiais da FAB, participam também militares do Exército Brasileiro (EB) e da Marinha do Brasil (MB), com aprofundamento nas áreas de Guerra Eletrônica e Sensoriamento Remoto, Análise Operacional e Engenharia Logística, Comando e Controle e Defensa Cibernética, Sistemas de Armas e Aplicações Espaciais, além de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear e Bioengenharia.
Durante a abertura do encontro, o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, saudou todos os presentes e reforçou a relevância do Programa de Pós-Graduação. “O PPGAO fez e faz a diferença para as Forças Armadas e já tem centenas de profissionais formados e atuando em prol da Defesa no Brasil. Essa é uma oportunidade para não apenas reconhecer aqueles que fizeram com que isso fosse possível, mas também ouvir as histórias e aprender com tudo que já foi feito”, apontou.
Atual coordenador do PPGAO, o Coronel Aviador Sérgio Rebouças apresentou os dados atualizados do Programa e agradeceu a oportunidade de estar junto daqueles que deram início a essas atividades. “Se hoje o PPGAO existe, é por conta da história que os senhores construíram, e essa reunião é fantástica inclusive para realinharmos essa concepção de forma continuada”, afirmou.
Alguns nomes foram homenageados pela relevância e representatividade nas atividades prestadas. Entre eles está o Coronel Aviador Nárcelio Ramos Ribeiro, representando a Área Operacional e o, então, Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), atual Comando de Preparo (COMPREP). “Agradeço pela homenagem e divido com todos aquelas pessoas que tiveram junto ao longo dessa história”, disse emocionado.
Também foi homenageado, representando a Área Operacional, o Coronel Aviador Eustáquio de Araújo. Representando o Corpo Docente foram homenageados os professores Fernando Toshinori Sakane e Davi Fernandes. Já representando à Administração do ITA, receberam as honrarias o Professor Euclides Carvalho Fernandes e o Coronel Engenheiro Dino Ishikura. O professor José Edimar Barbosa de Oliveira, que faleceu em abril deste ano aos 68 anos, também foi reverenciado.
Fonte: ITA
Foto: ITA