Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Pró-Reitora do ITA é nomeada membro de comissão responsável pela elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação

Publicado em 30/06/2022 – 14h45min

 

Professora Doutora Emilia Villani, Pró-Reitora de Pós-Graduação do ITA, comporá comissão de especialistas que definirá as próximas diretrizes da Pós-Graduação brasileira

 

A Pró-Reitora de Pós-Graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professora Doutora Emilia Villani, foi nomeada membro da comissão especial responsável por elaborar o Plano Nacional de Pós-Graduação 2021-2030, o qual definirá as novas diretrizes, estratégias e metas para a continuidade e o avanço das propostas para política de pós-graduação e pesquisa no Brasil durante a década em curso. A composição completa da comissão foi divulgada, ontem (27), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
À frente da Pró-Reitoria desde agosto de 2021, Professora Emilia, que está no ITA há 17 anos, possui graduação em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de São Paulo (USP), doutoramento pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com período de doutorado sanduíche, em Toulouse - França, no Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS), e pós-doutorado na Universidade de Chalmers, na Suécia, tendo importante participação no estreitamento de laços entre o Brasil e a Suécia e nas parcerias tecnológicas ligadas ao projeto do avião de caça sueco Gripen.

A comissão do Plano Nacional, cujo papel é deliberativo, possui autonomia para apresentar propostas de iniciativas, ações e políticas voltadas à pós-graduação do Brasil e poderá realizar reuniões e debates com representantes de quaisquer instituições ou organizações nacionais e internacionais relacionadas ao universo da educação, da ciência e da pesquisa. Para desenvolver o Plano, os membros terão o prazo de 12 meses, contados a partir de 1º de julho, quando começa a vigência da portaria.

“É uma grande satisfação termos uma representante contribuindo com a criação de propostas para política de pós-graduação e pesquisa no Brasil. O ITA se sente honrado e imbuído de responsabilidade para participar ativamente desta missão”, afirmou o Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia.

 

Fonte: ITA

Edição: DCS-ITA

Revisão: ACS-DCTA

Foto: ITA