Publicado em 12/04/2022 – 15h53min
O objetivo das instituições é desenvolver pesquisas e colaborar em projetos de interesse mútuo
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Cranfield University assinaram, em 15 de março, um Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding - MOU), com vigência de 5 anos, a fim de estabelecer atividades de cooperação bilateral, particularmente, nas áreas de pesquisa e de educação.
A Cranfield University é especializada nas áreas de Ciência, de Engenharia, de Tecnologia e de Gestão, além de ser a única faculdade do Reino Unido exclusivamente dedicada a cursos de Pós-Graduação. Fundada em 1946, possui, em seu campus principal, um aeroporto semi operacional utilizado para o ensino e a pesquisa na área Aeroespacial. A universidade se divide nas Escolas de Transporte, de Manufatura e Aeroespacial, Escola de Água, Energia e Meio-Ambiente, Escola de Administração e Cranfield Defesa e Segurança.
Ao celebrar o recente acordo, a expectativa das instituições é discutir e desenvolver cursos colaborativos entre as duas partes, incluindo definir o de duplo certificado no nível de mestrado, trabalhar áreas que tenham potencial para pesquisa conjunta, estabelecer o intercâmbio de funcionários e alunos, bem como definir outras possíveis modalidades de cooperação.
No dia 31 de março, as duas instituições reuniram-se, virtualmente, como uma forma de celebrar a parceria e, ainda, para assistirem a uma palestra do Prof. Dr. Pericles Pilidis, Chefe do Centro de Engenharia de Propulsão de Cranfield University, intitulada Hidrogen Aviation.
O Vice-Reitor do ITA, Professor Doutor Jesuíno Takachi Tomita, que teve intensa atuação junto aos agentes institucionais objetivando a concretização do acordo, representou o Instituto, acompanhado pela Senhora Solange Maia, Relações Institucionais.
Pela Cranfield University participaram a Professora Helen Atkinson, Vice-reitora da Escola de Produção, Transporte e Aeroespacial e Sandra Silva, Gerente de Desenvolvimento Internacional, para Américas e Europa.
“Nossas instituições atuam em atividades afins. Nossos esforços, nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, buscam soluções para enfrentar os desafios tecnológicos apresentados pelo setor público e privado. Vejo essa parceria cheia de possibilidades para ambas instituições”, destacou o Vice-Reitor do ITA.
Fonte: ITA
Edição: DCS-ITA
Revisão: ACS-DCTA
Fotos: ITA