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Projeto STEM2D comemora 06 anos de conquistas no ITA

Publicado em 08/03/2022 – 09h57min

 

Projeto STEM2D, de fomento feminino na área da Ciência, comemora 06 anos de conquistas no ITA

 

No dia Internacional da Mulher, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) celebra as diversas figuras femininas que ajudam a instituição a ser uma referência mundial. Com o intuito de incentivar cada vez mais a participação feminina nas Ciências e na Tecnologia, o ITA busca constantemente iniciativas que possibilitem ampliar o número de mulheres nos cursos de engenharia.

Para tanto, no ano de 2016, o Instituto abraçou a ideia encabeçada pela empresa Jonhson & Johnson (em escala global) de fomentar a atuação feminina no chamado STEM2D (Science, Technology, Engineering and Mathematics, Manufacturing and Design), ou seja, nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática, Manufatura e Design, dada a importância, cada vez mais visível, da diversidade nas instituições de ensino superior e, consequente, no ambiente de trabalho.

Como forma de colocar o projeto em prática, a Johnson selecionou nove renomadas escolas ao redor do mundo: Caltech (EUA), Harvey Mudd College – California (EUA), Massachusetts Institute of Technology (MIT - EUA), Rhode Island School of Design (EUA), Rutgers - New Brunswick Honors College (EUA), Spelman College (EUA), The University of Tokyo (Japão), The University of Limerick (Irlanda) e, no Brasil, o ITA.

A iniciativa e o entusiasmo da Professora Juliana Bezerra, da Divisão de Engenharia da Computação (IEC), após o contato da Johnson em outubro de 2015, estimularam-na a organizar um primeiro time para o projeto, formado por professoras de diferentes divisões: Neusa de Oliveira, da Divisão de Engenharia Eletrônica (IEE), Lara Teles, da Divisão de Ciências Fundamentais (IEF), Margareth da Silva, da Divisão de Engenharia Mecânica (IEM), Cristiane Martins, da Divisão de Engenharia Aeronáutica (IEA), e pela Tenente Raquel Piani, representante da Divisão de Comunicação Social (DCS) à época.

O projeto, além de incentivar o ingresso de mulheres nos cursos das áreas de STEM2D, está embasado na busca por excelência em duas competências: técnica e comportamental. Habilidades como resiliência, planejamento, criatividade, comunicação, comprometimento, respeito a valores, empatia, entre outras, são aprendidas ou reforçadas. Como recompensa, a iniciativa já presenciou exemplos de alunas replicando atitudes admiráveis, visando à redução da desigualdade social ou de gênero na busca permanente do ideal de igualdade de oportunidades.

“Para mim, o projeto mulheres em STEM2D foi uma oportunidade de retribuir todo o apoio e incentivo que recebi ao longo da minha vida para me tornar o que eu desejasse ser (mesmo que minha escolha fosse algo classificada como "de menino"). Poder inspirar meninas mais jovens a seguirem seus sonhos não tem preço. Testemunhar, após a aplicação de uma oficina Mão na Massa, que elas acreditam que podem se tornar cientistas, engenheiras ou o que quiserem, faz valer a pena todo o tempo e o esforço investidos. Esse projeto não foi só uma atividade extracurricular na faculdade, foi uma oportunidade de transformar vidas e de fortalecer jovens meninas”, relata a Engenharia Civil, Amanda Tropia, formada no ITA em 2021.

Ao longo dos anos, o projeto foi amadurecendo e recebendo reforços como o conquistado pelo CNPq (Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018), em 2019, o qual permitiu a abertura de parcerias diretas com 05 escolas públicas, locais de aplicação de 26 oficinas “Mão na Massa”, que já impactaram diretamente 1694 estudantes. O projeto também firmou parcerias importantes com o ITAEx, Associação de ex-alunos do ITA, nos diferentes campos trabalhados.

O engajamento dos envolvidos, de professores a alunas, possibilitou a realização, em 2017, do “I Encontro de Liderança Feminina”, que recebeu 160 participantes para um debate enriquecedor; em 2018, criou-se uma frente de fomento à rede de pessoas interessadas em projetos de STEM2D, com o objetivo de divulgar as iniciativas e de apoiar o desenvolvimento de projetos similares em outras instituições do país, servindo de inspiração, por exemplo, para a instituição-irmã do ITA, o Instituto Militar de Engenharia (IME). Além disso, no mesmo ano, iniciou-se a divulgação científica do projeto por meio de artigos publicados em conferências sobre Educação, totalizando, até o momento, 10 artigos em eventos nacionais e internacionais.

O último encontro presencial ocorreu, em março de 2020, com o “I Simpósio Brasileiro Mulheres em STEM”, no ITA, reunindo 350 participantes, incluindo 21 estados brasileiros e o Distrito Federal. A pandemia fez com que a rota do projeto precisasse ser ajustada, no entanto, com o esforço de todo o time, o trabalho se concentrou nas mídias sociais, diversificando as ações: foram disponibilizados cursos de programação online, vídeos de oficinas (com mais de 11.000 visualizações), dentre outras atividades, o que possibilitou alcançar um público ainda maior.

Para a atual líder do projeto, Doutora Leila Ribeiro, “fazer parte do STEM2D não é só coordenar ou organizar uma oficina, fazer parte do projeto é inspiração, é fazer com que a ciência nasça no coração, no espírito e no pensamento de muitas vidas em formação. Ver uma criança curiosa, encantada com a ciência é emocionante. Sou grata por cumprir essa missão muito importante, pois me vejo sempre nessas meninas, na vontade imensa de conquistar o desejo de ser uma cientista. É muito bom saber que podemos fazer a diferença!”.

De um início recheado de expectativas e sonhos, o projeto, ao longo desses 06 anos, já alcançou aproximadamente 24.300 crianças e jovens, números que só foram possíveis pelo trabalho incansável de professores (as) e de pesquisadores (as) parceiros permanentes ou eventuais, culminando com a atual coordenadora Leila, cujo time de 2021 incluiu 28 alunos (graduação/pós-graduação) e 10 professoras: Fernanda Pereira (IEF), Izabela Batista (IEM), Karla Fook (IEC), Lara Teles (IEF), Margareth da Silva (IEM), Mônica Matsumoto (IEE), Natália Jodas (IEF), Sueli Custódio (IEF) e Cristiane Martins (IEA). 

O projeto STEM2D comprova que, com boa vontade, competência e muita dedicação, é possível realizar ações concretas na busca pela construção de uma nova realidade. Como uma turbina propulsiona a energia para alcançar o destino alvo, o projeto busca despertar e encantar jovens meninas a ocuparem os espaços que desejarem, instigando as mentes que transformarão o futuro do país.

Gostaria de participar do projeto? Informações podem ser encontradas no Instagram: Mulheres em STEM2D, no Facebook e no canal do Youtube.

Confira algumas fotos do STEM2D aqui.

 

Fonte: ITA

Edição: DCS-ITA

Revisão: ACS-DCTA

Fotos: ITA