Publicado em 07/02/2022 – 11h52min
Atualizado em 07/02/2022 - 12h14min
Projeto de pesquisa foi desenvolvido em parceria entre ITA e Embraer
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), por meio do Laboratório de Engenharia Logística (AeroLogLab-ITA), aprovou, recentemente, sua 1ª tese pelo convênio do ITA com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para Doutorado Acadêmico na Indústria, modelo criado em 2017 na forma de um projeto-piloto.
O ITA foi uma das instituições pioneiras na implementação do Programa MAI/DAI para o desenvolvimento de teses e de dissertações em temas de relevância industrial e com cofinanciamento por parte da indústria e de agências governamentais, contribuindo para a definição do modelo que seria posteriormente adotado em chamadas públicas pelo CNPq.
O Programa MAI/DAI é um exemplo de pesquisa que segue o modelo hélice tríplice, combinando de forma sinérgica universidade-indústria-governo para fomentar a geração de inovação no Brasil.
O trabalho, que envolve a modelagem do problema de roteamento e manutenção de aeronaves para frotas compartilhadas incluindo informações de prognóstico de falha, foi defendido pelo aluno Eduardo Afonso Pereira Barreto, orientado pelo Professor Doutor Fernando Abrahão (AeroLogLab-ITA, dentro do Programa Ciências e Tecnologias Espaciais - CTE) e pelo Doutor Wlamir Vianna (Embraer). A tese aborda um problema real e apresenta possíveis aplicações em serviços fornecidos pela indústria, enquanto mantém sua relevância acadêmica. O projeto de pesquisa aprovado, que contou com a parceria da Embraer em seu desenvolvimento, apresenta uma abordagem inovadora para o problema de suporte a frotas de aeronaves e suas operações, possibilitando métodos cada vez mais precisos, confiáveis, sustentáveis e sistêmicos para todos os setores envolvidos.
Fonte: ITA
Edição: DCS-ITA
Revisão: ACS-DCTA
Fotos: ITA