Publicado em 11/01/2022 – 13h22min
Temáticas específicas, com foco no desenvolvimento de novas técnicas e ferramentas, serão discutidas entre os Institutos
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), assinaram, no dia 05, um acordo de trabalho para desenvolver projetos de pesquisa de interesse do setor aeroespacial.
A celebração da parceria contou com as presenças do Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, do Diretor do ICEA, Coronel Aviador Plínio Da Silva Becker, da Pró-Reitora de Pesquisa e Relacionamento Institucional (IPR) do ITA, Professora Doutora Maryangela Geimba de Lima, e do representante da Divisão de Ciência da Computação (IEC) do ITA, Professor Doutor José Parente Maria de Oliveira. Outras autoridades e convidados prestigiaram a assinatura, marco relevante no contexto da Pesquisa Científica Aplicada ao Gerenciamento de Tráfego Aéreo.
A Chefe da Divisão de Engenharia Civil (IEI), Capitão Mayara Condé Rocha Murça, o professor da IEC, José Maria Parente de Oliveira, e o professor do Centro Espacial ITA (CEI), Christopher Shneider Cerqueira, estarão à frente dos projetos.
As pesquisas focarão no desenvolvimento de técnicas e de ferramentas nas seguintes temáticas:
1. Análise e composição de serviços para o gerenciamento de informação, foco principal do projeto System Wide Information Management (SWIM). O SWIM se enquadra no objetivo de fomentar a modernização do Sistema Air Traffic Management (ATM), ou Gestão de Tráfego Aéreo, da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), responsável pelo estabelecimento de padrões e de práticas recomendadas para o setor de aviação civil em todo o mundo. No contexto do SWIM, os serviços ATM serão integrados com o uso de uma infraestrutura e de um conjunto de padrões e políticas comuns, gerando, assim, maior interoperabilidade entre os serviços. O objetivo é melhorar a gestão e, consequentemente, o compartilhamento das informações, fornecendo suporte para o diálogo permanente entre os vários grupos de interesse. Com o SWIM, o compartilhamento de informações ATM se tornará mais simples e menos custoso;
2. Aplicação de técnicas de Mineração de Dados para o aprimoramento da Gestão do Tráfego Aéreo Brasileiro baseada em desempenho. A finalidade é desenvolver metodologias e ferramentas de análise e monitoramento de indicadores de desempenho do fluxo de tráfego aéreo, a partir de mineração de grandes volumes de dados operacionais, para suportar as necessidades gerenciais do DECEA. A expectativa é que os produtos gerados contribuam para a evolução da gestão do fluxo de tráfego aéreo, disponibilizando aos usuários sistemas que facilitem o planejamento e o controle em tempo real das operações, a fim de garantir o uso otimizado e ordenado do espaço aéreo;
3. Tecnologias que permitam a integração de Unmanned Aircraft System (UAS) em espaço aéreo não segregado. O crescimento da aviação não tripulada tem sido um grande desafio para as autoridades reguladoras ao redor do mundo. As tecnologias e procedimentos relacionados ao conceito de detectar e evitar (DAA - Detect and Avoid), definido pela OACI, precisam ser desenvolvidos, aprovados e certificados, não apenas para garantir a segurança da aeronave não tripulada, mas também para permitir a interoperabilidade com outras aeronaves ou sistemas já empregados para a aviação tripulada.
Os projetos em conjunto visam proporcionar contribuições significativas ao Sistema ATM. O Diretor do ICEA agradeceu o empenho de todos na concretização da parceria e afirmou que “toda a infraestrutura do ICEA estará à disposição, com o intuito de transformar essa parceria em um marco de sucesso, que fomente futuros projetos para o país”.
Finalizando a solenidade, Professor Anderson declarou que o ITA está muito feliz por participar dessa importante parceria para o setor aéreo do país. “Pretendemos elevar o patamar dos projetos e, após colher os resultados do que realizarmos, dar continuidade aos trabalhos. É importante recordar sempre que nada do que fazemos deve permanecer aqui, mas tudo precisa resultar em melhorias para a sociedade brasileira”.
Fonte: ITA
Edição: DCS-ITA
Revisão: ACS-DCTA
Fotos: ITA