Publicado em 13/10/2021 – 13h40min
A atividade possibilitou verificar o desempenho do RWS e validar a BIM programada
Nos dias 30 de setembro e 1 outubro, professores e técnicos do Laboratório de Guerra Eletrônica (LAB-GE) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) participaram de testes de avaliação do Sistema de Alerta Radar (RWS) da aeronave EC-725, helicóptero militar de transporte tático com capacidade para 29 combatentes. A atividade, que também contou com a presença dos militares da Companhia de Comunicações do Exército (Cia Com AvEx) e do 1º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx), ocorreu nas instalações do 1º BAvEx, sediado na cidade de Taubaté-SP.
Durante o teste, os técnicos configuraram a Biblioteca de Missão (BIM) da aeronave e simularam cenários com a emissão de sinais radiofrequência, de forma controlada, utilizando equipamentos do LAB-GE-ITA. O experimento teve como objetivo verificar o desempenho do RWS quando submetido a cenários críticos, o que incluiu a emissão de sinais de radiofrequência radiados de forma simultânea. Adicionalmente, buscou-se realizar a validação da BIM programada.
Conforme relato do Chefe do LAB-GE – ITA, Major QOAv Rodrigo Janowski Zandoná, que esteve presente nos testes, “esta avaliação foi uma excelente oportunidade para conhecer melhor o funcionamento do RWS da aeronave, bem como adestrar os militares participantes na programação, carregamento de BIM e análise de dados obtidos pelo sistema”.
Os dados coletados ainda servirão de base para as atividades acadêmicas do Curso de Especialização em Ambiente Eletromagnético (CEAAE): “os ensaios serão fundamentais para o desenvolvimento do meu Trabalho de Conclusão de Curso, voltado a identificação de ameaças radar com múltiplas emissões simultâneas”, comenta o Capitão QOCOM Vinycius dos Santos Monteiro, do Exército Brasileiro.
Fonte: ITA
Edição: DCS-ITA
Revisão: ACS-DCTA
Fotos: ITA