Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA realiza formatura de Curso de Especialização

Publicado em 24/08/2021 – 11h05min

 

Curso de Especialização em Análise Operacional forma militares para a FAB

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, na sexta-feira (20), a formatura de nove especialistas do Curso de Especialização em Análise Operacional (CEAO). O curso tem como público alvo oficiais do Comando da Aeronáutica (COMAER), no entanto, pode receber candidatos de outros comandos militares de acordo com a disponibilidade de vagas e a necessidade do COMAER.  

O CEAO capacita especialistas para analisarem problemas inerentes às campanhas ou operações militares) com o intuito de modelá-los matematicamente, dimensioná-los e caracterizá-los com vistas à melhor compreensão, gerência, exploração e adequação do ferramental teórico disponível e aplicado na área operacional em auxílio ao processo de apoio decisório.

Participaram da solenidade o Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar César Augusto O'Donnell Alván, representando o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, o Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia, o Diretor-Presidente da Fundação Casimiro Montenegro Filho, Brigadeiro Engenheiro Luiz Sérgio Heinzelmann, a Pró-Reitora de Pós-Graduação (IP), Professora Emília Villani, a Pró-Reitora de Pesquisa e Relacionamento Institucional (IPR), Professora Maryangela Geimba de Lima, o Chefe da Divisão de Educação Continuada, Professor Roberto Gil Annes da Silva; estiveram presentes, ainda, o coordenador do curso, Professor Mauri Aparecido de Oliveira, e professores do CEAO. 

Após a entrega dos diplomas, o Brigadeiro do Ar O´Donnel enfatizou aos novos especialistas que “nós, da Força Aérea Brasileira, carregamos nos ombros a responsabilidade de dar respostas à nação brasileira. O que vocês passaram aqui no ITA foi uma elevação de nível, elevação de capacitação que permitirá a vocês darem as respostas que o país tanto precisa”.

“O ITA é reconhecido por sua excelência e por fazer a diferença na formação dos que por aqui passam. Vocês voltarão com as bases científica, tecnológica e operacional, podendo apoiar o desenvolvimento de suas Organizações e as demandas tecnológicas da FAB”, finalizou Professor Anderson.

 

Fonte: ITA

Edição: DCS-ITA

Revisão: ACS-DCTA

Fotos: ITA