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Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Profissionais de Engenharia Eletrônica do ITA desenvolvem kit de baixo custo para aulas remotas

Publicado em 24/08/2021 – 10h58min

Atualizado em 24/08/2021 - 12h09min

 

Material possibilitou realizar atividades práticas mesmo com a adoção de aulas a distância

 

Com o intuito de adaptar os processos de ensino-aprendizagem aos desafios propostos pela pandemia, profissionais da Divisão de Engenharia Eletrônica (IEE) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) desenvolveram um kit de baixo custo para práticas laboratoriais remotas, com o apoio e o financiamento da ITAEx, associação de ex-alunos do Instituto que tem como objetivo apoiar o ITA na busca da excelência.

A iniciativa articulada pela Professora Gabriela Werner Gabriel, pelos Professores Jackson Paul Matsuura e Rubens Junqueira Magalhães Afonso e pelo Técnico Anderson Tiago de Moraes, profissionais da Divisão de Engenharia Eletrônica, constituiu-se no desenvolvimento de um kit para a montagem do sistema dinâmico de um Aeropêndulo, pêndulo de haste rígida com propulsão promovida por um conjunto de hélice e motor, denominado de Unicóptero, que possibilitou a adaptação das aulas práticas de laboratório de controle para o contexto das aulas remotas, permitiu desenvolver as atividades em segurança e ainda atender às novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), as quais estabelecem que o aluno possa desenvolver, ao longo do curso, habilidades de execução de projetos em engenharia, de resolver problemas práticos reais, bem como de conectar de forma interdisciplinar os conteúdos aprendidos durante o curso, dentre outras habilidades.

Além de adotar encontros dinâmicos e simultâneos com os alunos, o conceito Do It Yourself, ou seja, Faça Você Mesmo, foi utilizado como propulsor do kit, formado por componentes eletrônicos, protoboard, conjunto motor-hélice, haste de bambu, pilhas, baterias, fios, alicates, chave de fenda e um Arduino UNO® (placa de desenvolvimento de hardware e código aberto utilizada para criação de projetos de sistemas embarcados, como os sistemas robóticos, por exemplo).

As aulas foram realizadas em quatro encontros de 4 horas seguidas, por meio de plataforma virtual específica. Cada turma de laboratório foi dividida em pequenos grupos de até oito alunos, com a participação de um professor, de um técnico de laboratório e, em alguns casos, de um estagiário docente. Durante o encontro, uma pré-aula expositiva foi ministrada, com duração de 30 minutos; posteriormente, com o kit à disposição, os alunos seguiram para a execução da prática de forma individual, sempre apoiados virtualmente pelos professores. Por fim, as aulas continuaram na sequência usual de execução de um projeto de controle composta por: montagem do kit, identificação e modelagem da planta, análise de estabilidade e projeto de controle utilizando diferentes técnicas.

Conforme explica a professora Gabriela, “o projeto, inicialmente, teve como objetivo adequar as disciplinas de laboratório à vivência da teoria através de um projeto único e de baixo custo que permitisse o desenvolvimento das atividades no alojamento estudantil do ITA. Com a pandemia, pouca adaptação foi necessária para levar os kits até a casa dos alunos. O sucesso do projeto deveu-se a três fatores: aos alunos, que se esforçaram na realização das atividades individuais, muitas vezes em ambientes inadequados impostos pela pandemia e frente a problemas de falhas de componentes que não podiam ser substituídos facilmente; à equipe que operacionalizou compra, separação dos kits, conferência, documentação e envio; e ao apoio da ITAEx através da disponibilização de uma estrutura ágil de compras e do financiamento dos custos de aquisição dos kits e de envio para os alunos. Apoios como esse são fundamentais para que nós, professores, possamos levar adiante ideias de modernização e melhoria contínua dos nossos cursos”.

Para o aluno do 4° ano do curso de Engenharia Eletrônica, Jaime Bozzetto Júnior, "o kit Unicóptero foi uma alternativa genial para contornar os obstáculos impostos pela pandemia e permitir que nós tivéssemos experiências laboratoriais. Foi ótimo aplicar diretamente em um projeto de eletrônica os conhecimentos teóricos que obtivemos ao longo de 2020”.

 

Fonte: ITA

Edição: DCS-ITA

Revisão: ACS-DCTA

Fotos: ITA