Publicado em 20/08/2021 – 10h41min
Manual técnico pretende auxiliar na prospecção de novas localidades para a construção de aeroportos regionais
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em cooperação com o Ministério da Infraestrutura (MInfra) e por intermédio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), lançou o primeiro Manual de Apoio à Prospecção de Novos Sítios Aeroportuários Regionais, iniciativa pioneira no país. A publicação apresenta as etapas a serem cumpridas para identificar, com o uso de critérios técnicos e objetivos, os sítios mais adequados para a implantação de um aeroporto.
A parceria firmada em 2019, entre ITA e SAC, possibilitou a produção de um material objetivo sobre o processo de escolha de novos sítios para a construção de aeroporto regional, público ou privado, orientado pelas metas de inovar e de aperfeiçoar o sistema de aviação civil brasileiro. O manual foi aprovado e publicado pela Portaria n° 837, de 13 de julho de 2021, e terá vigência a partir de 1° de setembro de 2021. A publicação é uma das etapas do Projeto InovaAC, que consiste em uma série de estudos, denominados Etapas, e tem como objetivo aperfeiçoar e inovar a Aviação. Parte desses estudos são dedicados ao desenvolvimento da infraestrutura para a Aviação Regional.
Coordenador geral do projeto e professor do Departamento de Transporte Aéreo (IEI-T), da Divisão de Engenharia Civil (IEI) do ITA, Professor Cláudio Jorge Pinto Alves explica que foram realizados estudos específicos, empregando a metodologia proposta no Manual, para reduzir ao máximo a subjetividade nos processos de seleção de sítios para aeroportos. Juntamente com o coordenador geral do projeto, os professores Evandro José da Silva, Eduardo Moraes Arraut, Carlos Müller, Giovanna Ronzani, Marcelo Guterres, todos da Divisão de Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, lideraram as várias etapas do processo, as quais contaram também com a participação de alunos. Profissionais da SAC acompanharam a pesquisa colaborando com seu aperfeiçoamento.
Para o coordenador e professor Cláudio Jorge, “essa atividade alia o conhecimento dos profissionais com as necessidades práticas do Setor do Transporte Aéreo. Portanto, nessa colaboração, ganha o País e a escola com as oportunidades de pesquisa aplicada e contribuição social”.
O material produzido passa a ser uma referência nacional durante os processos de seleção de sítios para implantação de aeroportos regionais e se encontra disponível, no formato .pdf, no link: www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transporte-aereo/MInfraManualLi....
Fonte: ITA
Edição: DCS-ITA
Revisão: ACS-DCTA
Fotos: ITA