Publicado em 22/03/2021 – 17h25min
O Projeto HabITAs, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), entregou, em 01 março, a reforma da Casa Niemeyer, localizada no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos -SP.
O projeto realizou a reforma e a modernização de uma das residências que integram o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, na vila residencial do DCTA, utilizando práticas sustentáveis. O imóvel, batizado de Casa Niemeyer, teve sua originalidade preservada e ganhou tecnologia e materiais modernos em prol da sustentabilidade e conforto.
O cuidado do projeto de retrofit, processo de modernização de instalações antigas com o objetivo de corrigir problemas, torná-la mais segura, confortável e sustentável, pode ser visto em todos os espaços da casa. A estrutura e as fachadas mantêm as características originais, com exceção da inclusão de janelas direcionadas ao jardim lateral, para melhorar a ventilação, a instalação de óculos em torno das janelas e aberturas voltadas para oeste, reduzindo a penetração de radiação solar nos picos de aquecimento.
A porta da residência conta com acesso eletrônico, a Sala de Estar teve o piso original restaurado e ganhou um visor com indicações de automação e inteligência (dashboard), tendo ainda sensores de conforto e poluição interna. Na garagem, está localizada a estação para carregamento do veículo elétrico.
Casa inteligente
A Casa Niemeyer é inteligente e conta com tecnologia para monitoramento do consumo de energia e água. O controle de temperatura e umidade também é automático. Os dados captados serão utilizados para a criação de algoritmos que trarão indicações como o horário em que o uso dos equipamentos otimiza a geração e o consumo de energia elétrica. Além disso, uma assistente de voz responde pelo acionamento de eletrônicos e eletrodomésticos.
A cozinha terá os eletrodomésticos conectados a economizadores de energia, com total monitoramento de consumo. Uma janela com abertura automática em caso de vazamento de gás é outra novidade.
Certificação em sustentabilidade
O projeto da Casa Niemeyer recebeu a certificação internacional AQUA-HQE na fase de pré-projeto, projeto e execução da obra, por apresentar soluções para economia de energia e água; manutenção e conservação dos sistemas e equipamentos; gestão de resíduos; durabilidade dos materiais, ventilação e iluminação natural otimizadas; conforto acústico e térmico; garantia da qualidade do ar, da água e dos ambientes; climatização confortável e de alta eficiência energética.
A certificação HQE é uma das mais importantes da construção civil, e propõe um novo olhar para sustentabilidade nas construções, buscando melhoria contínua de desempenho.
Projeto Habitas
Criado a partir da comunidade acadêmica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Projeto Habitas tem como finalidade contribuir para uma melhor compreensão de técnicas, métodos e tecnologias sustentáveis no âmbito da administração pública, estabelecendo um novo sistema a ser adotado nas reformas e novos projetos de edificações públicas. Contempla a reforma de duas edificações do campus do DCTA. A primeira parte compreende uma reforma de prédio residencial (projetado por Oscar Niemeyer) com certificação AQUA-HQE. A segunda visa uma mudança da destinação de uma edificação no campus para uma Casa de Cultura & Sustentabilidade, com certificação Living Building Challenge.
Fonte: ITA
Edição: ITA-Cap Fábio Cox
Revisão: ACS-DCTA
Fotos: ITA