Na última sexta-feira, 07 de agosto, o presidente Jair Bolsonaro, acompanhado dos ministros Fernando Azevedo e Silva (da Defesa), Milton Ribeiro (da Educação) e Ricardo Salles (do Meio Ambiente), desembarcou na pista do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, por volta das 10h, para um translado para um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino a São Vicente.
O Presidente foi recebido pelo Diretor-Geral do DCTA, Maj Brig Ar Hudson Costa Potiguara, acompanhado dos Oficiais Generais do Departamento, dos Reitor e Vice-reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e permaneceu na Sala de Autoridades do DCTA por cerca de 40 min.
Durante a recepção, na sala de embarque, o Maj Brig Potiguara - DGDCTA e o Prof. Dr. Anderson Ribeiro Correia - Reitor do ITA, apresentaram ao Presidente e seus Ministros a maquete do plano de expansão do ITA e as necessidades orçamentárias para conclusão de suas obras.
O Governo Federal tem apoiado o plano de duplicação da capacidade de formação da graduação do ITA, com o objetivo de alcançar o número de 240 formandos por turma, o que será o dobro da formação que vinha ocorrendo há anos no Instituto.
Em 16 de agosto deste ano foi publicada, no Diário Oficial da União, Portaria do Comandante da Aeronáutica autorizando o aumento de 120 para 150 vagas para o Curso de Graduação em Engenharia do Instituto.
“Foi uma ótima oportunidade de mostrarmos o plano de expansão do ITA, como as verbas federais têm sido aplicadas na construção de infraestrutura para apoiar o aumento dos corpos discente e docente, e de agradecer o empenho do Governo no apoio continuado de nossa missão, ” disse o Prof. Anderson Correia.
No final da tarde, o Presidente Bolsonaro retornou de helicóptero a São José dos Campos onde embarcou no avião presidencial, com destino à Brasília.
Texto: Cap Fábio Cox - ITA
Foto: Sarg Roberto - DCTA