Durante o mês de novembro, ocorreu a fase final da Segunda Ciber Olimpíadas Militares das Américas. O evento foi realizado na cidade de Bogotá, na Colômbia, e contou com a participação de 6 equipes internacionais. A equipe brasileira sagrou-se bicampeã, contava com um militar do ITA, 1º Ten Eng Saullo Caravalho Casterlo Branco, aluno de Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, pelo PPGAO (Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais), além de militares da Marinha e Exército.
Após sua classificação na fase preliminar, as equipes das Forças Armadas da Argentina, do Brasil, de El Salvador, do Equador, dos Estados Unidos e do México disputaram a fase final. Os desafios exercitaram a capacidade das equipes em resolver problemas reais de segurança cibernética. Foram explorados os seus conhecimentos em Forense, Análise de Malware, Criptografia, Esteganografia, Engenharia Reversa, Inteligência em Fontes Abertas e Segurança em Aplicações Web.
O evento foi realizado pelo Comando Conjunto de Operações Cibernéticas, do Comando-Geral das Forças Militares da Colômbia e tem o propósito de fortalecer as capacidades de resposta a incidentes cibernéticos, além de melhorar a colaboração e a cooperação internacional.
A participação em eventos e competições de defesa cibernética nacionais e internacionais faz parte dos objetivos do novo Laboratório de Comando e Controle do ITA, que está em implantação na Divisão de Engenharia da Computação e tem o apoio do Comando de Defesa Cibernética do Comando do Exército.
Fonte: Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO)
Edição: Divisão de Comunicação Social