Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Com 6 troféus, ITA é destaque em Competição Latino-Americana de Robótica

Entre 6 e 10 de novembro ocorreu a 16ª edição da Competição Brasileira de Robótica (CBR), juntamente com a 17ª edição da Competição Latino-Americana de Robótica (LARC). Os eventos, sediados em João Pessoa (PB), reuniram 165 equipes, que disputaram 12 categorias diferentes. A ITAndroids se destacou como equipe mais premiada.

A ITAndroids, equipe de robótica do ITA, foi representada por 25 membros, participando de 6 categorias no total, A equipe conquistou 6 troféus: 3 de primeiro lugar e 3 de segundo lugar.

Os primeiros lugares foram conquistados nas categorias: Humonoid Soccer KidSize; Very Small Size Soccer e na Humanoid Racing, como o robô Darwin. Já os segundos lugares, foram nas categorias: Soccer 2D Simulation; Soccer 3D Simulation e também na Humanoid Racing, como o robô Chapê, ficando então com os 2 primeiros lugares da categoria.

“Este ano conquistamos o resultado dos últimos anos de trabalho. O projeto do Chapê teve início em 2017 e desde então superamos inúmeros obstáculos. Hoje temos um robô muito robusto e graças a isso conseguimos trazer o troféu para casa”, afirma Igor Albuquerque Silva, aluno do 1º ano do curso de Engenharia da Computação e membro da categoria humanoide.

Em todas as disputas, o maior desafio é na inteligência artificial, já que os confrontos são todos autônomos, sem a interferência humana. Assim, é um evento científico, apresentando vários desafios que fomentam o desenvolvimento e a produção de novos conhecimentos na área de Robótica Autônoma Inteligente no Brasil e na América Latina.

Os desafios superados pela equipe a cada ano, bem como seu avanço são frutos colhidos diante de muito esforço e empenho dos membros. “Além disso, o apoio financeiro de ex-alunos (ITAEx) e empresas, bem como o apoio de diversos laboratórios do ITA, são essenciais para tornar a participação nessa competição possível”, afirma Marcos Máximo, presidente e professor orientador da ITAndroids. “Com o resultado deste ano, podemos dizer com segurança que somos equipe referência na América Latina. Agora o foco da equipe é a competição mundial de robótica, a RoboCup, que reúne universidades e laboratórios de pesquisa mundialmente reconhecidos”, completa.

 

Fonte: ITAndroids

Edição: Divisão de Comunicação Social

Publicado em 22 de novembro de 2018.