Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Professor do ITA recebe prêmio SBF de melhor tese de doutorado na área de física nuclear e aplicações

A tese de doutorado, do então Prof. Dr. Maurício Tizziani Pazianotto do Departamento de Física da Divisão de Ciências Fundamentais do ITA, na época, estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Física, foi premiada pela Sociedade Brasileira de Física como a melhor tese defendida entre 2015 e 2016, na área de física nuclear e aplicações. O trabalho foi desenvolvido sob orientação do Prof Brett Vern Carlson (ITA) e coorientação do Pesquisador Odair Lelis Gonçalez (IEAv).

Trata-se da primeira tese do programa de pós-graduação em Física do ITA que recebe tal premiação.

O trabalho “Transporte da radiação cósmica na anomalia magnética do atlântico Sul e aplicação em aeronáutica” resultou na primeira plataforma computacional Sul-Americana capaz de desenvolver cálculos do transporte da radiação cósmica e contou com o apoio de Professores e Pesquisadores do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), vinculados ao programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (PG-CTE) do ITA, da Universidade de Sevilha (Espanha) através de Projeto para Pesquisador Visitante Especial (PVE) do Programa Ciência sem Fronteiras da Capes, e da Office National d'Etudes et de Recherches Aérospatiales (ONERA, Toulouse/França) com  financiamento da CAPES, FAPESP (processo 2012/01626-8) e da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA).

 

Neste trabalho, foram desenvolvidas simulações computacionais para o transporte da radiação cósmica primária e secundária na atmosfera, considerando os efeitos do campo magnético terrestre e a influência da atividade solar. Os resultados obtidos a partir das simulações foram comparados com dados experimentais obtidos em solo e em voo, para diferentes localizações geográficas dentro do território nacional e em diferentes épocas (entre 2010 e 2015), avaliando-se a adequabilidade dos modelos de física empregados para se fazer o transporte da radiação cósmica na atmosfera.

 

Os resultados experimentais foram obtidos em colaboração com pesquisadores do IEAv e da ONERA. Foram, ainda, feitas análises da influência do campo magnético terrestre de simulações e cálculos analíticos simplificados, mostrando-se que tal influência começa a se evidenciar em altitudes acima de 40 km. [1-3]. "Os resultados experimentais obtidos em voo só foram possíveis graças ao apoio da FAB por intermédio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV). Este tipo de estudo é de extrema relevância para a determinação de danos em eletrônica embarcada e efeitos em tripulações", comentou o Prof. Maurício.

 

Como produto final do presente trabalho, foi desenvolvida a primeira plataforma computacional Sul-Americana capaz de desenvolver cálculos do transporte da radiação cósmica na atmosfera com aplicações em dosimetria aeronáutica e de determinar de forma realística o campo de radiação desde o nível do solo até 80 km de altitude, com detalhamento inédito. A plataforma contém uma modelagem para a radiação cósmica primária independente de “softwares” externos a ela, sendo sua intensidade somente modulada pela contagem de nêutrons em uma estação de monitoramento em solo. Isto torna esta plataforma virtual autônoma, possibilitando o desenvolvimento de ações em radioproteção de tripulações e inferência de danos em eletrônica embarcada com elevado grau de independência tecnológica. 
Este trabalho continua sendo desenvolvido pelo ITA e pelo IEAv em diferentes frentes de pesquisa que envolvem física nuclear e atmosférica, clima espacial e efeitos da radiação cósmica, tendo despertado o interesse de empresas do setor aeronáutico.

 http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/premiacoes-da-sbf/j-leite-lopes/769-resultado-dos-premios-sbf-de-tese-de-doutorado-2016  

 

Fonte: Departamento de Física

Edição: Divisão de Comunicação Social

Publicado em 26 de setembro de 2018.