O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou na última semana, o II Encontro de Liderança Feminina. Promovido pelo projeto Mulheres em STEM²D (science, technology, engineering, mathematics, manufacturing and design), o evento recebeu a presidente da Boeing América latina, Donna Hrinak e as engenheiras: Gláucia Balvedi e Catherine Parrish, da mesma companhia.
O público de aproximadamente 160 pessoas, entre alunas e alunos de graduação do ITA e de outras universidades, professores e profissionais de mercado. Ela acredita que a busca pela equidade de gênero passa, principalmente, por 3 componentes: políticas públicas, práticas empresariais e a responsabilidade individual. Donna enfatizou que não acredita que seja viável um equilíbrio constante entre vida pessoal e profissional. “É preciso aceitar que ao investir tempo na sua carreira pode significar que vai perder um jogo de futebol de seu filho. É possível ter um relacionamento estável, filhos bem-sucedidos e um emprego que te faça feliz. Impossível é que seja tudo perfeito o tempo todo”, completou. As engenheiras também compartilhar suas experiências com o público. Gláucia apresentou um olhar não só da empresa, mas também do meio acadêmico-cientifico, onde iniciou sua carreira e Catherine explanou sobre sua experiência em diferentes unidades da empresa, já que atuou em 3 estados americanos e agora está no Brasil.
A segunda edição do evento reforça e amplia o debate sobre a participação feminina nas áreas de exatas, não só no ITA, mas no setor como um todo, enfatizando a progressão das carreiras. O reitor do ITA, professor Anderson Correia, salienta que o projeto é de suma importância para ampliar a representatividade feminina nas exatas como um todo, “já que é um fato que se reflete em diversas universidades”, lembra.
Em 2017, o projeto Mulheres em STEM²D já ministrou palestras para mais mil alunos de ensino médio da rede pública e ofereceu oficinas para cerca de 250 meninas do ensino fundamental, reforçando sempre que a área de exatas também são para mulheres.
Para Thaís de Souza Cabral, aluna do 4º ano de Aeronáutica do ITA, “Foi uma honra ter a presença de Donna Hrinak. Ela compartilhou um pouco da sua história de vida e deixou uma mensagem de apoio e incentivo a todas as mulheres para continuarem seguindo seus sonhos e sendo autênticas.”
O projeto, criado e financiado pela Johnson & Johnson, seleciona universidades parceiras em todo o mundo e desenvolve ações que incentivam mulheres a exercer atividades nessas áreas de conhecimento.
O ITA é a única instituição eleita no hemisfério sul e participa da iniciativa com 21 alunas. No Instituto, o projeto atua em duas frentes, uma para o desenvolvimento técnico das alunas de graduação e outra para a participação dessas alunas em palestras, oficinas e feiras de ciências.
Ao todo, participam noves universidades pelo mundo, sendo outras seis nos Estados Unidos, uma na Irlanda e uma no Japão.
Fonte: Divisão de Comunicação Social – ITA