Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Alteração no Formato do Vestibular do ITA

Neste ano de 2018, referente ao vestibular 2019, houve uma mudança de forma. O exame de escolaridade do processo seletivo será realizado em duas fases, aproximando-se aos modelos mais modernos, sem alterar o conceito consagrado do ITA, com conteúdo próprio e provas objetivas e dissertativas de alta qualidade.

A 1ª fase será uma prova com 60 questões objetivas abrangendo 5 matérias: Português; Matemática; Física; Química; Inglês, sendo esta última apenas eliminatória. Para esta fase, o ITA transferiu as questões objetivas (testes) de suas provas, do modelo antigo, para um único dia. Algumas pequenas adaptações foram feitas de modo que o exame possa estar contido em um único dia, com duração da prova de 4 horas.

Esta fase é eliminatória e será realizada no período vespertino.

A 2ª fase será realizada em dois dias consecutivos com provas dissertativas. Matemática e Química no primeiro dia, com 10 questões de cada matéria e tempo de duração de 4hs. No segundo dia será aplicada a prova dissertativa de Física com 10 questões e uma redação, também com 4 horas de duração.

O número de candidatos selecionados para 2ª fase será 5 vezes o número de vagas oferecidas pelo ITA para o ingresso no 1º ano.

Essa nova estrutura de aplicação de provas está baseada na melhoria dos processos de gestão, beneficiando tanto os candidatos como o próprio processo de seleção.

Fato importante a destacar, é que o vestibular do ITA permanece como o mais distribuído no país, com aplicação nas 5 regiões e em 24 cidades. Para os candidatos, o benefício é a redução de dias de dedicação para o Processo Seletivo, enfatizando a visão social do ITA de permitir acesso a candidatos dos mais diferentes rincões de nosso País.

Por fim, os candidatos serão informados dos resultados de aprovação para a 3ª fase, Exame médico, com mais antecedência, possibilitando sua preparação pessoal para a 1ª vinda ao ITA.

 

Fonte: Chefe do Setor de vestibular/Divisão de Comunicação Social

 

Publicado em 17 de maio de 2018.