Acreditando na importância da ciência e tecnologia como ferramenta de inovação para diversas questões mundiais, aconteceu no último 29 de novembro, a VIII Reunião do Comitê Diretivo da Cooperação Brasil-União Europeia em Ciência e Tecnologia (CDC), em Bruxelas, capital da Comunidade Europeia.
O ITA representou a comunidade acadêmica Brasileira na sessão Aviation, abordando os atuais projetos de pesquisa na área da aviação em parceria com grandes polos de pesquisas internacionais, na Suécia, na Alemanha e na França, e seus respectivos parceiros Brasileiros. O instituto foi representado pelo seu reitor, professor Anderson Ribeiro Correia. É a primeira vez que o ITA participa deste evento internacional.
Além da relevância das pesquisas para o desenvolvimento e inovação da aviação mundial, temas sobre transporte, saúde, nanotecnologia e energia também foram discutidos, com foco em novas oportunidades de projetos futuros envolvendo organizações de pesquisas do Brasil e da Europa, com co-financiamento nacional e internacional.
A oitava edição do evento contou ainda com a presença dos diretores do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), além de uma comitiva brasileira liderada pelo Itamaraty. A delegação europeia foi presidida pela Dra. Maria Cristina Russo, Diretora Geral de Cooperação Internacional da Comunidade Europeia.