Os reitores, Marco Zago, da Universidade de São Paulo (USP), Roberto Leher, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sylvio Mário Puga Ferreira, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e, Anderson Ribeiro Correia, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), participaram, nesta sexta-feira, 15/9, de uma reunião na Câmara do Deputados, em Brasília, promovida pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes), para debater o financiamento do ensino superior no país.
O assunto é objeto de um estudo do Cedes iniciado este ano que trata de novas fontes de financiamento da educação superior no país e que tem como relator o deputado federal Alex Canziani (PTB/PR). O encontro foi conduzido pelo consultor legislativo Ricardo Martins, coordenador do estudo. Entre os temas discutidos estão os custos da educação superior brasileira; as formas de financiamento pelo poder público e a capacidade de financiamento pelas próprias famílias; o acesso dos estudantes de baixa renda; a captação de recursos por meio das fundações de apoio e parcerias com a iniciativa privada.
O ITA é uma organização de ensino superior vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e recebe recursos provenientes do Comando da Aeronáutica para custeio, investimentos e pessoal. Adicionalmente, através de acordos de colaboração, também recebe recursos de órgãos de fomento, empresas privadas e outros ministérios, como o MEC e o MCTIC. O Reitor do ITA reforçou a importância da continuidade destes aportes, para manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão, para benefício de toda a sociedade Brasileira.
Fonte: Câmara Dos Deputados
Adaptado por Divisão de Comunicação Social