O evento de Formação Docente do mês de setembro, foi “Relação Professor-Aluno: existe espaço para o assédio moral?” e contou com a presença de doutores renomados sobre o assunto.
A atividade que acontece sob coordenação da Seção de Orientação Educacional (IG-DAE/SOE), aconteceu no último dia 5 e teve o assunto abordado pelo Prof. Dr. José Roberto Montes Heloani, professor titular da Faculdade de Educação da UNICAMP. O Prof. Heloani é graduado em Direito e Psicologia, com Doutorado em Psicologia e é um dos precursores no estudo do assédio moral no Brasil; tem várias publicações na área e é membro fundador do site www.assediomoral.org
No evento, no qual estavam presentes alunos, professores e funcionários técnico-administrativos, o Prof. Heloani falou sobre as diferentes manifestações da violência invisível, caracterizando-a, em linhas gerais, como uma intolerância ao diferente. Afirmou que “quando se perde a capacidade de diálogo” ou “onde falha a ética, entra o Judiciário”. Caracterizou o assédio moral como uma forma intencional e continuada de discriminação e humilhação, não necessariamente correlacionada a uma relação hierárquica, com objetivos de desqualificar, desestabilizar e neutralizar o outro, podendo acarretar graves danos à saúde.
Enfatizou a responsabilidade de professores e instituições em relação àquilo que acontece em seus espaços de abrangência, ilustrando com casos que acompanhou nos últimos anos em várias universidades.
Neste ano, as oficinas contam com apoio do FINEP/MCTI.
Fonte: Seção de Orientação Educacional
Edição Local:Divisão de Comunicação Social