Com o objetivo de promover a geração e difusão do conhecimento na área de economia e gestão dos transportes, o ITA dedica-se também à pesquisa aplicada sobre a economia do setor aéreo. O NECTAR-ITA (Núcleo de Economia do Transporte Aéreo) desenvolve pesquisas de demanda, concorrência e relação entre operação de transportes e infraestrutura por meio do uso intensivo de estatísticas setoriais e modelagem econométrica.
Alessandro V. M. Oliveira, coordenador do Núcleo, explica que a economia do transporte aéreo é uma área de pesquisa em Engenharia e Planejamento de Transportes, que trata de questões econômicas relativas a companhias aéreas e infraestrutura do setor.
“Geralmente, o foco concentra-se na análise dos mercados constituídos pelas empresas e sua relação com os consumidores nessa indústria, que são os passageiros e as empresas de logística. Os estudos também envolvem análises de variáveis como preços de passagens aéreas, demanda por viagens, concentração de mercado, dentre outras”, acrescenta o professor.
O NECTAR-ITA foi o primeiro centro de pesquisas exclusivamente dedicado às pesquisas aplicadas ao setor de transporte aéreo no Brasil. Originalmente constituído em 1977 e restabelecido em 2004, o centro tem suas origens na fundação do próprio ITA, no início da década de 1950, com a vinda de professores de Economias de Linhas Aéreas ao Brasil. Além do apoio da FAPESP, o NECTAR está certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, onde constam os atuais pesquisadores e projetos de pesquisa.
Anualmente, o NECTAR organiza os SETA (Simpósios de Economia do Transporte Aéreo), que são eventos científicos gratuitos e abertos ao público. Até 2016, o evento era denominado de SET (Simpósio de Economia dos Transporte). A próxima edição será a primeira com a nova nomenclatura.
Alessandro ressalta a importância do evento e afirma que o ambiente é ideal para a troca de experiências na área. “Os SETA visam promover a geração e difusão do conhecimento científico na área de economia e gestão dos transportes, congregando pesquisadores, profissionais e público interessado nos problemas do setor”, diz.
O SETA17, que acontecerá no próximo dia 2 de junho, trará a divulgação dos resultados de diversas pesquisas, destacando dois trabalhos em especiais, nos quais tratam da cobrança do despacho de bagagem pelas companhias aéreas liberada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
“Esse tema gerou muita polêmica no início deste ano. As pesquisas ‘Estudo da relação entre a logística de despacho de bagagens e os atrasos e cancelamentos de voos no Brasil’, do pesquisador Daniel Alberto Pamplona e, ‘A franquia de bagagem está embutida no preço das passagens? Estudo da precificação de companhias aéreas’, da pesquisadora Ana Carla Fernandes Costa, detalham esse caso. Temos evidências de que, independente da cobrança explícita de uma tarifa de bagagem, os custos das mesmas já estavam embutidos nos preços. Adicionalmente, estamos pesquisando se a quantidade de bagagem despachada tem alguma relação com o desempenho operacional das companhias aéreas, em particular com a sua pontualidade e regularidade”, conclui Alessandro.
Confira abaixo a programação completa do SETA17 - Simpósio de Economia do Transporte Aéreo:
Abertura (10h30)
- Palestra Magna do Prof. Luís Paulo Rosenberg (Rosenberg Associados e ex-professor do ITA)
Sessão 1: Economia das operações de companhias aéreas (14h00 - 16h10)
- Estudo da relação entre a logística de despacho de bagagens e os atrasos e cancelamentos de voos no Brasil (Daniel Alberto Pamplona)
- A franquia de bagagem está embutida no preço das passagens? Estudo da precificação de companhias aéreas (Ana Carla Fernandes Costa)
- Relação entre qualidade e preço no transporte aéreo: estudo dos possíveis impactos da pontualidade e regularidade de empresas aéreas (Marcelo Santos Leal)
- Privatização de aeroportos, formação de hubs e concorrência: estudo dos determinantes das conexões de voos no Brasil (Kayo de França Gurgel)
Sessão 2: Economia de aeroportos e de linhas aéreas (16h50 – 19h00)
- O impacto do crédito no desempenho do transporte aéreo: análise do comportamento da demanda por viagens aéreas no Brasil (Maria Catarina Torres de Carvalho)
- Aeroporto central versus aeroporto internacional? Os impactos do gerenciamento aeroportuário em regiões de múltiplos aeroportos (Vinícius Vieira Alves)
- Era “low cost” e deixou de ser? Estudo da convergência de modelos de negócio no setor aéreo com base na evolução da Gol no mercado doméstico (Ilmo Caldas Neto)
Encerramento (18h30)
Serviço:
SETA17 - Simpósio de Economia do Transporte Aéreo
Data: 2 de junho
Horário: 10h30 às 19h00
Local: Auditório da Engenharia Civil do ITA
Organizadores: Profs. Alessandro V. M. Oliveira e Rogéria de Arantes Gomes Eller
Realização: Núcleo de Economia do Transporte Aéreo (NECTAR - ITA)
Mais informações: www.nectar.ita.br