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LNCA desenvolve projeto de acústica de motores a jato

LNCA - www.lnca.ita.br

A nova geração de aeronaves tem motores mais eficientes, de maior porte e diâmetro. “Trata-se de um benefício do ponto de vista do consumo de combustível e de seu impacto ambiental, mas ainda há preocupação com o ruído”, afirma André Cavalieri, professor da Divisão de Engenharia Aeronáutica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos.

Para manter uma distância segura do solo, motores maiores são instalados mais próximos das asas. Isso aumenta a interação do jato que sai dos motores com a asa, em um fenômeno denominado espalhamento acústico, que eleva o ruído das aeronaves. O London City Airport, no Reino Unido, por exemplo, já adotou medidas restritivas para pouso e decolagem, aumentando a elevação da rampa de aproximação e decolagem de 3 para 5,5 graus, de forma que a aeronave se afaste da região metropolitana mais rapidamente.  “A regulamentação está cada vez mais restritiva”, diz Cavalieri.

Ele lidera um grupo de professores e alunos do ITA responsáveis pelo projeto Aeroacústica de Motores a Jato Instalados, implementado no Laboratório de Novos Conceitos em Aeronáutica (LNCA, sigla de Laboratory of News Concepts in Aeronautics) e desenvolvido no âmbito do Edital Inova Aerodefesa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com a Embraer. O LNCA também abriga os projetos Aplicação de Compósitos em Asas Alongadas e Estudos em Física de Voo também financiados pela Finep e Embraer.

O estudo do ruído irradiado por jatos dos motores de aeronaves  instalados muito próximo da asa envolve tanto a geração de som pela turbulência do jato, como seu espalhamento na superfícies da asa. A solução pode estar, por exemplo, na ampliação da distância entre o motor e a asa ou na alteração da geometria dos flaps. “O projeto envolve a proposição de novos conceitos para mitigar a irradiação do ruído por meio, por exemplo, de novos parâmetros geométricos de configuração das asas, como formas com planta benéficas para a geração de ruído, ou bordos de fuga inovadores”, ele sublinha.

"Essa é uma informação crucial para a indústria aeronáutica, que precisa projetar a sua instalação de motores sob as asas de forma a minimizar ruídos, sem prejuízo para o desempenho do produto”, ressalva Cavalieri.

Além de Cavalieri, participam do projeto o professor Roberto Gil Annes da Silva, chefe do Departamento de Aerodinâmica da Divisão de Engenharia Aeronáutica e coordenador do LNCA, um pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e quatro alunos de mestrado e doutorado.