O professor Jayr de Amorim Filho, em conjunto com colega do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, Prof. Jorge Loureiro, publicaram recentemente, por meio da Springer, um livro que traz como tema Cinética e Espectroscopia de Plasmas de Baixa Temperatura. A obra é resultado de inúmeros cursos e disciplinas ministradas pelo professor no ITA e também na Universidade de Paris.
Segundo Jayr, “estes plasmas ditos frios têm despertado a atenção da comunidade acadêmica e industrial pelas mais diversas aplicações em física, química, biologia e medicina”. Os capítulos com os conteúdos teóricos utilizam uma abordagem dedutiva em que a teoria cinética de elétrons aplicada a plasmas com base na equação de Boltzmann de elétrons é derivada dos conceitos básicos de Física Estatística e Plasma. Por outro lado, os principais diagnósticos de espectroscopia óptica utilizados para caracterizar experimentalmente tais plasmas são apresentados e justificados do ponto de vista da Física Atômica e Molecular.
Os plasmas de baixa temperatura (LTP) são gases parcialmente ionizados com um uso para aplicações tecnológicas como a microeletrônica, fontes de luz, laser, biologia e remédio. Os LTPs levam à produção de estados excitados atômicos e moleculares, radicais quimicamente reativos e sítios de superfície ativados, que estão na origem, entre outros, da deposição de filmes finos, produtos avançados de nanotecnologia, células solares, motores de combustão altamente eficientes e tratamento de células cancerosas.
O livro inclui exercícios ao final de cada capitulo e é proposto para alunos de cursos de mestrado e doutorado, além de ser útil também para professores e pesquisadores.
ITA e IST
O ITA e o IST assinaram um acordo de mobilidade que visa fortalecer a colaboração entre as instituições e está centrada em alguns aspectos, como: promover intercambio de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como de professores e pesquisadores; colaborar na definição e desenvolvimento de planos curriculares para programas de graduação e pós-graduação; propiciar a organização e participação conjunta em encontros e conferências científicas.