Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

LABGE-ITA promove estágio em ambiente de Guerra Eletrônica

Publicado em 09/04/2021 – 10h52min

 

Estágio de capacitação contou com a presença de alunos do IAOp e de militares e alunos da pós-graduação do ITA

 

Entre os dias 15 de março e 07 de abril, foi realizado, no Laboratório de Guerra Eletrônica do ITA (LABGE-ITA), o Estágio de Capacitação no equipamento DRS-Excalibur, com demonstrações e práticas de laboratório associadas à geração e medição de sinais radar. O curso contou com a presença de alunos oriundos do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), dos programas de pós-graduação do ITA, bem como de militares do efetivo do mesmo Instituto.

O Sistema de Geração de Ameaças Radar DRS-Excalibur é um gerador de sinais de radiofrequência programável, capaz de simular cenários de Guerra Eletrônica estáticos e dinâmicos, com capacidade de emular múltiplas emissões radar (ameaças), na faixa de frequência de 0,5 até 18 GHz. A geração dos sinais de RF é realizada em tempo real, à medida que as ameaças radar são ativadas no cenário eletromagnético simulado no próprio equipamento.

Durante o estágio, foram abordados assuntos relativos à programação e operação do sistema DRS- Excalibur, para geração de ameaças radar, e apresentadas diversas práticas laboratoriais, tais como: programação de assinatura radar no Excalibur (incluindo técnicas de agilidades, padrões de antenas e tipos de varreduras); criação e geração de sinais em cenários estáticos e dinâmicos radar do tipo 2D e 3D; programação de características e simulação de receptores dentro dos cenários; caracterização da assinatura Radar (emissão complexa) nos domínios do tempo e frequência; concepção e demonstração de testes de ângulo de chegada baseado em DOA (Direction of Arrival) de amplitude utilizando a técnica de múltiplas antenas de recepção, entre outros.        

O curso, ministrado pelo Servidor, Mestre em Ciências, Felipe Streitenberger Ivo, revisou alguns tópicos, como: fundamentos básicos de análise de sinais; fundamentos de análise de sinais no domínio do tempo e da frequência; princípios de funcionamento e principais figuras de mérito de um gerador de RF, analisador de espectro e osciloscópio para testes em sistemas radares; fundamentos de sinais radar baseado em sistemas de defesa, e ainda uma introdução básica de conceitos de guerra eletrônica.

A capacitação dos alunos, neste equipamento, é de extrema importância para o ITA e para a FAB, conforme destacou o Cap QOAv Rodrigo Janowski Zandoná: “a proficiência na utilização dos recursos, que o Excalibur nos proporciona, coloca o LABGE em condições de realizar as pesquisas mais avançadas na área de Guerra Eletrônica. É uma ferramenta do mais alto valor para os alunos de pós-graduação, em especial aos alunos do Programa de Pós-graduação em Aplicações Operacionais, da área de Guerra Eletrônica (PPGAO-GE)”.

 

Fonte: LABGE/ITA

Edição: DCS/ITA

Fotos: ITA