Até o dia 20 de agosto, os apaixonados pela aviação nacional poderão visitar a mostra Design na Aviação Brasileira, exposição que contextualiza o universo de criação do design nacional para artefatos concebidos para voar. A mostra, que está em cartaz no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e tem como parceiro o Instituto Embraer, traz o caso de sucesso da Embraer S.A.
A Embraer foi fundada em São José dos Campos no ano de 1969 para produzir o avião Bandeirante, projeto desenvolvido em conjunto com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o então Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (atual IAE – Instituto de Aeronáutica e Espaço), para atender à aviação nacional.
Atualmente, a Embraer, reconhecida internacionalmente, projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves, sistemas e soluções para Aviação Comercial, Aviação Executiva e Defesa & Segurança.
Durante a inauguração da mostra, que aconteceu no dia 1º de julho, o ITA e a Força Aérea foram citados por Mariana Luz, diretora superintendente do Instituto Embraer, como instituições de extrema relevância para a história da aviação nacional, sendo o ITA considerado o berço da indústria aeroespacial brasileira.
Para o reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia, “a exposição está muito bem organizada e é um orgulho para o instituto poder fazer parte dessa história".
No Museu, os visitantes poderão ter uma noção da linha do tempo da história da aviação brasileira com modelos tridimensionais de aeronaves em escala 1:50, de 1709 a 2017, apresentando aviões produzidos por iniciativas autônomas e outras empresas, além de todas as séries criadas pela Embraer.
Peças em dimensão real também estão expostas no espaço central do Museu, combinando componentes de aeronaves com modelos menores do avião completo. Para o público visitante, é uma experiência fantástica. A mostra conta com a parceria institucional da Força Aérea Brasileira e patrocínio da Goodyear, Saab, United Technologies e Boeing.
Fonte: Museu da Casa Brasileira
Edição: Divisão de Comunicação Social – ITA