Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA realiza evento com escolas públicas.

STEMd

Ação foi realizada pelo grupo de alunas e professoras do Projeto Mulheres em STEM²D

 

As alunas e professoras que fazem parte do projeto Mulheres em STEM²D realizaram, na última terça-feira, 17 de outubro, o evento Dia de Engenharia, com a participação de 220 alunos de escolas da rede pública do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

 

O objetivo desse evento é apresentar aos alunos o universo da ciência, tecnologia e engenharia, estimular a participação e ampliação do número de mulheres nessas áreas, além de apresentar referências femininas nessas áreas.

 

Esta ação é uma das muitas atividades desenvolvidas pelo projeto, criado pela Johnson & Johnson, que tem como principal objetivo incentivar o ingresso de mulheres em cursos nas áreas de ciências, tecnologias, engenharia, matemática, manufatura e design (science, technology, engineering, mathematics, manufacturing and design – STEM2D). O ITA foi a única instituição eleita no hemisfério sul para participar do projeto, que conta com um total de nove universidades, sendo seis nos Estados Unidos, uma na Irlanda e uma no Japão.

 

O projeto Mulheres em STEM²D em 2017

 

As atividades do projeto neste ano se encerram com o evento do Dia de Engenharia, mas muitas outras ações foram colocadas em práticas pelas alunas e professoras do ITA.

 

Em eventos com escolas públicas, foram realizadas palestras, atingindo um total de 1973 alunos (meninas e meninos). As palestras abordaram diferentes temas, como, por exemplo, aplicações de engenharia, curso do ITA, vida no ITA, iniciativas desenvolvidas por alunos do ITA.

 

Além de palestras, o projeto promoveu ainda uma série de oficinas no ITA para 446 meninas de escolas públicas. Neste ano de 2017 as novas oficinas propostas foram: foguetes com garrafas plásticas, matemáticas com pratos plásticos, geometria com geoplanos, brincando com estruturas, propagação e emissão da luz, espectrômetro, indicador de PH (ácido ou básico), e programação com Arduíno.

 

Para a excelente execução do projeto, as 34 alunas envolvidas, foram apoiadas para desenvolverem projetos técnicos vinculados a disciplinas do ITA ou a iniciativas de alunos. Estes projetos tratam de diferentes temas, como por exemplo: combustíveis de aviação alternativos; sensor de queda para idosos; bioeletricidade; alarme para alertar o motorista caso ele tranque o carro esquecendo o seu bebê na cadeirinha; luva sonar para deficientes visuais; drone meteorológico; entre muitos outros.

 

Ainda completando as atividades do projeto, neste ano foram realizados eventos, entre eles o I Encontro de Liderança Feminina com público de 160 pessoas da região. Os eventos contaram com a participação de importantes mulheres que atuam nas áreas de STEM2D para que pudessem contar sobre suas experiências, debater sobre a atuação e ascensão das mulheres com carreiras em ciências exatas, além de incentivar outras garotas a buscarem seus sonhos por meio da realização profissional.

 

Fonte:Divisão de Comunicação Social.