Atividades aconteceram na Base Aérea de Anápolis
Publicado em 21/12/2023 – 10h45
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), por meio do Laboratório de Engenharia Logística (AeroLogLab), participou entre os dias 4 e 8 de dezembro da primeira fase da Avaliação Operacional (AVOP) das aeronaves F-39 Gripen, novos modelos recém adquiridos pela Força Aérea Brasileira (FAB). Testes e simulações foram realizados pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) na Base Aérea de Anápolis (BAAN), no estado de Goiás.
Além do ITA, participaram militares do Comando de Preparo (COMPREP), do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), do Grupo Logístico de Anápolis (GLOG-AN), do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) e do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP).
A AVOP foi realizada pela necessidade de verificar a efetividade e adequabilidade para a missão à qual o produto adquirido está destinado, quando empregado no ambiente operacional brasileiro, no início do ciclo de vida. Para o Gripen, o contrato prevê uma AVOP após o recebimento das primeiras aeronaves de série em cada nova configuração
Segundo a Coordenadora Geral da Operação, Tenente-Coronel Engenheira Thais Franchi Cruz, “um aspecto inédito da AVOP do F-39E é a união de três atividades distintas: Verificação Técnica (VT), Validação Operacional (VO) e Validação Logística (VL), e já na primeira fase executada foi notável mais integração, proatividade e sinergia entre as equipes técnicas, operacionais e logísticas.”
Essa primeira fase avaliou a versão Basic Capability (BC) e consistiu de uma VO e VL simulando deslocamento e operação de aeronaves fora de sede. "A AVOP relativa à capacidade de Deployment do F-39E representou mais um importante marco no projeto F-X2. Sob o enfoque operacional, pode-se afirmar que esse evento simbolizou a reunião de militares das áreas técnica, logística e operacional em prol da maximização da operação da aeronave", destacou o Comandante do 1º GDA, Unidade Aérea operadora do avião, Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto.
Em relação às atividades logísticas, foi verificada a capacidade de desdobramento da frota com testes de validação operacional, bem como operações de solo voltadas à segregação e paletização de cargas.
O Chefe do AeroLogLab do ITA, Tenente-Coronel Engenheiro Danilo Garcia Figueiredo Pinto, afirmou que essa foi uma oportunidade única de checar o cumprimento dos requisitos técnicos, operacionais e logísticos na prática, com operações reais. “A soma de esforços do DCTA na área técnica por meio do IPEV e do IFI, do 1° GDA e do COMAE na área operacional, e do COMGAP na logística, ofereceu o cenário perfeito para que o AeroLogLab não só contribuísse com a melhoria da suportabilidade do projeto, com ganhos que seguirão sendo auferidos por todo o ciclo de vida das aeronaves, mas também pela validação dos modelos e algoritmos desenvolvidos em pesquisas realizadas pelo laboratório”, concluiu.
Para o Gerente Operacional do Gripen e Coordenador Operacional da AVOP, Tenente-Coronel Aviador Felipe Bombarda Guedes, “foi a primeira vez que tal avaliação foi feita nos moldes adotados para o Gripen, servindo como um caso de boas práticas também para a implantação de futuros projetos da FAB, a fim de garantir que os equipamentos e sistemas serão implantados e operados na sua máxima eficiência, do jeito que a FAB e que o Brasil merecem”.
Fonte: ITA / DCTA
Foto: DCTA