Publicado em 19/03/2021 – 11h15min
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) firmou, hoje (18), acordo de cooperação com a Technische Hochschule Ingolstadt (THI), universidade pública alemã voltada para a pesquisa de ciências aplicadas.
O acordo prevê a implementação das seguintes atividades:
a) intercâmbio de alunos, professores, pesquisadores e equipe administrativa;
b) projetos e atividades de pesquisa;
c) colaboração e participação em seminários, palestras, simpósios e encontros acadêmicos;
d) programas acadêmicos especiais de curta duração;
e) programas de graduação e pós-graduação;
f) intercâmbio de publicações acadêmicas; e
g) possibilidade de extensão da cooperação em acordos futuros.
As atividades previstas no acordo não terão custo para os participantes visitantes.
Representadas pelos respectivos reitor e presidente, Prof. Dr. Anderson Ribeiro Correia e Prof. Dr. Walter Schober, na efetivação do acordo, ambas organizações expressaram satisfação e enfatizaram a importância do desenvolvimento em colaboração das atividades acadêmicas, científicas e tecnológicas.
A aproximação das duas universidades tem como objetivo a ampliação de suas relações, visando o enriquecimento mútuo, nas atividades acadêmicas. Um exemplo do potencial de realizações em que o trabalho colaborativo entre as instituições pode resultar é o desenvolvimento conjunto de um sensor radar para detecção de motociclistas no ponto cego dos automóveis, no âmbito do Programa Rota 2030, do Governo Federal, para desenvolvimento do setor automotivo no país, que vem ocorrendo entre o ITA, a THI e o Centro Universitário FACENS, em parceria com algumas empresas do setor automotivo. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica pretende intensificar o intercâmbio entre a universidade alemã com o apoio do Programa Institucional de Internacionalização da agência governamental de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o CAPES PrInt.
Fonte: ITA
Edição: ITA-Cap Fábio Cox
Fotos: ITA e Technische Hochschule Ingolstadt