Publicado em 21/04/2021 – 15h50min
Atualizado em 22/04/2021 – 16h27min
Segunda-feira (19) o Ministro Ozires Silva recebeu o diploma de Doutor Honoris Causa após ter sua indicação aprovada por unanimidade em 11 de março, pela Congregação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), órgão colegiado que possui 55 membros, dentre professores, servidores, militares e alunos.
O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, e o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, fizeram a entrega ao homenageado na sua residência.
Segundo o Tenente-Brigadeiro do Ar Potiguara, “Esse título é uma certificação da história que o Tenente-coronel Ozires escreveu no Brasil. Só para fazer um paralelo, o que Ozires Silva fez com a indústria aeronáutica, em São José dos Campos, a Força Aérea Brasileira, seguindo seu exemplo, pretende fazer com a atividade espacial em Alcântara, no Maranhão.”
Formado Aspirante a Oficial Aviador da Força Aérea Brasileira (FAB) em 1951, pilotou em organizações militares sediadas no Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo. No ano de 1958, o então Capitão Ozires, ingressou no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, perseguindo um sonho de criança, o de construir aviões. Formou-se Engenheiro Aeronáutico em 1962.
Após mais de cinco mil horas voadas em aeronaves da FAB e cinco anos de intensos estudos no ITA, iniciava-se uma nova experiência na carreira deste oficial. Com a expertise de piloto e a formação de engenheiro, o Maj Ozires foi designado para o cargo de chefe do Departamento de Aeronaves do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD), do então Centro Técnico de Aeronáutica (CTA). Ali descortinava-se um novo caminho para a indústria aeronáutica brasileira. O diagnóstico de que o Brasil carecia de uma aeronave de menor porte, de baixo custo operacional, para uso civil e militar, capaz de pousar e decolar em pistas com baixa infraestrutura, de modo a voarem até os mais diversos rincões de nosso país, impulsionou, junto a baluartes da história do CTA, como o Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Victor da Silva e os engenheiros Max Holste, Ozílio Silva e Guido Pessotti, o desenvolvimento do projeto IPD-6504, da aeronave que viria a se chamar Bandeirante, primeiro avião desenvolvido e fabricado em território nacional.
“Não podemos deixar de falar do Brigadeiro Paulo Vitor da Silva, peça fundamental na construção da Embraer. Ele foi um incansável lutador, nos ajudou, extraordinariamente, trabalhando no hangar X10, na construção do Bandeirante. Tudo o que se fala da Indústria Aeronáutica, da formação da Engenharia, nós devemos a essa figura de destaque, Brigadeiro Paulo Vitor”, destacou Ozires Silva.
A produção do Bandeirante fomentou o surgimento da atual terceira maior fábrica de aviões do nosso planeta, a EMBRAER. Um ano após o primeiro voo do Bandeirante, que aconteceu em 22 de outubro de 1968, a empresa foi criada tendo como primeiro presidente, o Ten Cel da reserva Ozires.
Estava realizada a previsão do Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, mentor do CTA, que como paraninfo, em seu discurso histórico, à primeira turma de formandos do ITA, afirmou: “Não tenho condições de fazer agora a indústria aeronáutica. Vocês um dia a farão”.
Após cumprir sua gestão na EMBRAER, o Engenheiro Ozires Silva, em 1986, aceitou o desafio de presidir a PETROBRAS, onde atuou até 1989. No ano seguinte, dedicou seus préstimos ao Ministério da Infraestrutura, no cargo máximo. Já em 1991, retornou à Embraer, para conduzir o processo de privatização da empresa, concluído em 1994. Atuou como presidente da empresa de aviação Varig de 2000 a 2002. Em 2003 fundou a Pele Nova Biotecnologia, empresa baseada na utilização de tecnologias inovadoras.
A partir de 2008 assumiu a reitoria da Unimonte permanecendo até 2018 quando, então, passou a atuar como Chanceler da Universidade São Judas.
Ozires Silva é, também, autor de livros sobre temas que passam por sua carreira, empreendedorismo e educação.
“Ozires Silva é a representação do modelo da Tríplice Hélice no qual o DCTA foi baseado: Governo, pois é um coronel da FAB; Empresa, uma vez que é um empresário, criou a Embraer e atuou na sua privatização, quando a empresa ganhou o mundo; e Educação, por ser um aluno nosso, ter sido reitor e presidente de Conselhos de várias instituições educacionais e, também, autor de livros. Mesmo se pensarmos na Hélice Quíntupla, que envolve Ambiente e Sociedade, Ozires a representa muito bem. Além de tudo isso, ainda é a personalidade brasileira da aviação com mais títulos internacionais”, frisou o Reitor do ITA, Professor Anderson.
Por todas essas realizações nas mais diversas áreas, por sua representatividade como iteano (engenheiro oriundo do ITA), por seu reconhecimento como o grande empreendedor da indústria aeronáutica brasileira, o emérito engenheiro foi agraciado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica com o título do Doutor Honoris Causa, figurando ao lado dos outros dois únicos detentores desta honraria: Alberto Santos Dumont e Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho. Desta forma, compõe-se um trio que foi capaz de imaginar, planejar e executar o sonho de Ícaro do homem voar. Desde a invenção do avião, passando pela construção de um complexo tecnológico que forma especialistas, desenvolve pesquisa, tecnologia e inovação e entrega produtos, até a indústria aeronáutica nacional que produz as aeronaves brasileiras para o mundo todo.
“É uma emoção muito grande saber que a Congregação do ITA decidiu me colocar ao lado de duas personalidades, que são marcas da história do Brasil. Sinceramente, estou emocionado, vou guardar isso no coração e espero, realmente, que nós tenhamos assentado algumas pedras ao longo do caminho na formação de engenheiros. Desejo para o futuro que cada engenheiro possa produzir o máximo possível. A escola é um instrumento de transformação da sociedade e o ITA tem feito isso com enorme competência”, concluiu o homenageado Ozires Silva.
Fonte: ITA
Edição: DCS/ITA-Cap Fábio Cox
Revisão: ACS/DCTA
Fotos: ITA