Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA e EMBRAPII lançam novos projetos de pesquisa

Estudos serão desenvolvidos com apoio de empresas parceiras

 

Publicado em 13/06/2023 – 08h25

 

Reuniões realizadas nesta quarta-feira (7) no Centro de Competência em Manufatura (CCM), localizado no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), deram início a dois novos projetos desenvolvidos na parceria entre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). Atividades serão executadas com foco nos setores automotivo, agrícola e metal-mecânico, mas com possibilidade de abrangência para outras áreas.

Um dos lançamentos trata do “Additive Gears with Infiltration for Lightweight Electromobility – AGILE”, com duração prevista para dois anos, que aborda a viabilização da mobilidade elétrica por meio da manufatura avançada. Outro tópico de pesquisa, o AgriGear¸ analisará fenômenos de superfície, um processo mecânico complexo de superacabamento. Em ambos os casos, as engrenagens são o objeto principal de pesquisa e para o desempenho das atividades mais de 20 empresas estão envolvidas, tanto no Brasil como na Alemanha.

O Diretor-Geral da Unidade ITA-EMBRAPII e coordenador dos projetos, Professor Doutor Ronnie Rego, aponta que ações coordenadas desta maneira proporcionam a criação de uma rede que leva ao desenvolvimento industrial e do conhecimento. “Você possibilita uma gestão do conhecimento, com staff de pesquisa, formação acadêmica de alta qualidade e criação de produtos atendendo as necessidades da sociedade. O Brasil todo ganha com isso, assumindo seu papel de liderança tecnológica e a vanguarda científica global”, apontou.

O presidente interino da EMBRAPII, Igor Manhães Nazareth, esteve no ITA e acompanhou presencialmente o início das atividades. “O ITA é um dos principais centros de excelência e inovação do país. Com a EMBRAPII, tem desenvolvido cada vez mais projetos complexos, estruturantes e disruptivos que atendem às necessidades das empresas brasileiras, tanto projetos de grandes empresas, como também das pequenas e médias, além das startups”, destacou.

O Reitor do Instituto, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, comemorou os novos resultados fruto da parceria. “O modelo da EMBRAPII é fantástico e tem dado um enorme sucesso para nossas parcerias, porque ele aproxima a academia do setor produtivo em projetos que estão com o nível de maturidade tecnológica bastante avançado, podendo gerar impacto na indústria em comercializações, exportações, proteção do conhecimento e várias atividades de geração emprego em nosso país”, afirmou.

OUTROS PROJETOS

Com os dois novos projetos lançados nesta quarta-feira, chegam a seis as pesquisas desenvolvidas na parceria ITA-EMBRAPII. Em maio deste ano foram assinados outros dois contratos: o primeiro com o objetivo de desenvolver uma solução para transformar caixas de transmissão em sistemas IoT - Internet das Coisas, na sigla em inglês -, por meio de sensores de vibração. Já o segundo busca o desenvolvimento de um demonstrador técnico econômico de tensões residuais que fará a quantificação dos benefícios técnicos e econômicos de tensões residuais no projeto e na fabricação de componente mecânico de um sistema de transmissão de potência.

No ano passado a EMBRAPII e o ITA já haviam iniciado duas outras pesquisas no âmbito do programa Rota 2030, uma iniciativa do Governo Federal para promover o desenvolvimento do setor automotivo no Brasil.

O CCM-ITA é uma Unidade EMBRAPII credenciada para desenvolver atividades na área de Sistemas de Transmissão de Potência, atuando de forma multidisciplinar e integrada em setores como Design, Manufatura e Monitoramento e Controle de Sistemas de Transmissão.

 

Fonte: ITA

Foto: ITA