Publicado em 08/12/ 2020 – 9h38min
Entre os dias 9 e 14 de novembro de 2020, ocorreu a 18ª edição da Competição Brasileira de Robótica (CBR), juntamente com a 16ª edição do Simpósio Latino Americano de Robótica (LARS). Os eventos ocorreram de forma online e foram transmitidos ao vivo pela plataforma YouTube.
Participaram várias equipes de robótica da América Latina, em 11 diferentes categorias de competição. O ITA esteve presente por meio de seu time de robótica, a ITAndroids, vinculado ao Laboratório de Sistemas Computacionais Autônomos (LAB-SCA), da Divisão de Ciência da Computação. A equipe conquistou 7 títulos na competição e tornou-se a mais premiada da competição.
Na área de futebol de robôs, o grupo obteve 2 títulos (CBR e Brazil Open) de 1º lugar na categoria Humanoid Soccer, e um título de 1º lugar na Very Small Size 3x3, 2 títulos (CBR e Brazil Open) de 2º lugar na categoria Soccer 3D Simulation. Já na corrida de humanoides, participando com dois robôs, foram conquistados os troféus de 1º e 2º lugar. Os títulos Brazil Open se referem à versão da competição incluindo equipes estrangeiras.
Neste ano, foram aprovados 7 artigos da ITAndroids para participarem da LARS. Dois desses artigos foram premiados com o título “The Best Paper Award”, dado somente aos 10 melhores artigos do simpósio. Os alunos Alexandre Muzio e Dicksiano Melo, ambos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação - área Informática, conseguiram os títulos de 2º e 8º melhor artigo da LARS, respectivamente. Por conta disso, foram convidados a fazerem publicações estendidas no Journal of Intelligent and Robotic Systems (JINT).
Com isso, a ITAndroids conseguiu, mesmo em meio à pandemia, manter as suas atividades de pesquisa e de desenvolvimento via online e obteve ótimos resultados nos eventos. Cerca 35 alunos da graduação e da pós-graduação do ITA participaram do evento online, junto ao professor Marcos Máximo, presidente da iniciativa. A robótica móvel apresenta aos alunos complexos desafios em diferentes áreas da Engenharia: mecânica, eletrônica, computação, controle, processamento de sinais e inteligência artificial. O evento representa para os alunos um espaço para troca de conhecimento, descoberta de novos caminhos para o trabalho desenvolvido e de socialização com estudantes de engenharia de todo o Brasil.
De acordo com o aluno do segundo ano, Bruno Bertucci, um dos membros da direção executiva da equipe, “A CBR adaptou-se bem ao modelo virtual imposto pela pandemia, e o evento nos deixou muito animados. Nós saímos dele com um sentimento de missão cumprida com relação ao trabalho desenvolvido nesse ano, e motivados para mais um ano de trabalho, tendo em vista futuras competições como a Robocup. ” O estudante se refere ao próximo desafio para a ITAndroids: a Robocup, competição mundial de robótica que ocorrerá em junho de 2021, na França.
“A participação da equipe ITAndroids, composta por alunos de graduação e pós-graduação do ITA, em eventos como esses promove o desenvolvimento da Robótica na escola, o que complementa aprendizado e motiva pesquisas acadêmicas”, afirmou o Prof. Marcos Maximo.
Fonte: ITA
Edição: DCS-ITA
Revisão: ACS-DCTA
Fotos: ITA